A maioria das pessoas preferem, mas existe uma minoria, assim como eu, que busca por relacionamento sério com uma pessoa compatível. Acho que as pessoas estão tão desacreditadas no amor e têm tanto medo de sofrer que acabam optando pelo que é mais fácil, relacionamentos rápidos e superficiais.
Entre os adolescentes e, jovens, é muito comum...também existe uma boa parcela de adultos com esta prática, mas, nem sempre, é por safadeza ou liberdade para ficarem com 2, 3 ou mais pessoas.
Alguns fazem isto pelo fato de se interessarem por alguém, paixão ou tesão e, ao mesmo tempo que desejam se entregar um ao outro, possuem o receio do relacionamento acabar nos primeiros encontros, logo, preferem assumir o namoro quando percebem que a paixonite ou o tesão não acabou e, conseguiu evoluir para uma boa relação... Eles possuem muito receio de assumirem um namoro e terem que sumir no mês seguinte, pois, quando são ficantes, ninguém irá cobrá-los, pois, nunca enganaram ninguém ou brincaram com os sentimentos alheios.
Existe o ficante que só quer curtir uma noite ou uma temporada...ele já tem em mente que não quer um namoro.
A galera que prefere o namoro, costuma fazer amizade primeiro, pois, não se sentem à vontade em "ficar" e, como já se conhecem muito bem, já sabem que se gostam, porém, quando o namoro termina rapidamente, com pouco tempo, eles se sentem muito mal.
Preferem só ficar porque isso é um processo mais simples e menos desgastante, se for supor por exemplo que você queira terminar. Pra mim namoro só deve rolar se tiver certeza, quando eu vejo uma pessoa que namorou muito me afasta.