A única coisa boa que teríamos seria a língua inglesa como nativa, o resto dependeria apenas do Brasil mesmo.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, trouxeram toda a burrocracia deles para nós.
Mas mesmo assim, o Brasil já foi um grande país no passado, equiparado a países como Austrália e EUA, por exemplo. De forma equivocada, é muito comum as pessoas falarem que Portugal explorou o Brasil, mas mesmo com tal exploração, o Brasil se levantou diversas vezes e por canalhice de políticos, ditadores e da burrocracia trazida pelos portugueses, sempre voltamos a estaca zero.
O Brasil tinha um PIB crescente de forma inimaginável, todos estavam de olho no Brasil, e ao contrário do que muita gente pensa, os EUA também foram muito explorados pelos Ingleses, mas ao contrário dos brasileiros, os americanos não aceitaram a opressão inglesa e ficaram verdadeiramente independentes da Inglaterra.
Para você ter uma ideia, os EUA utilizam a mesma constituição com pouquíssimas mudanças ao longo das décadas. Já o Brasil passou por dezenas de golpes, tentativas de golpes, ditadores, pseudo ditadores, regimes de exceção, e "várias" constituições. A constituição brasileira atual, já foi mudada inúmeras vezes.
Enquanto o mundo se industrializava, o Brasil perdia tempo com coisas básicas sem valor agregado. Isso pode ser melhor visto através da analise do economista Celso Furtado. E, por incrível que pareça, até hoje o Brasil foca nisso.
Além disso, faltou investimento em capital humano, que seria através da educação, criando pessoas capazes de construir coisas, de inovar, criar novas tecnologias e etc... Enfim, o Brasil ficou preso ao passado, vendendo banana e minério de ferro.
Mas respondendo sua pergunta, talvez o Brasil estivesse um pouco melhor sim, pois fugiríamos de toda aquela burrocracia que Portugal nos trouxe.