Considerando que inicialmente seja negado, se entrar com processo consegue ou é gastar dinheiro em vão?

Na minha família o povo só tem sobrenome fuleiro: Oliveira, Costa, Silva, Santos, Ribeiro...

De nome de pobre já basta o meu. Não queria que meus filhos herdassem isso.

elas perguntam
7 8
eles respondem
anônimo
14/06/2021 13h18
Pobre com sobrenome de rico é ainda pior
14/06/2021 14h56
Cê tá ligada que é muito coisa de pobre achar que sobrenome confere algum status social, né?
Tá parecendo funkeiro se achando foda andando de Sonata ou qualquer outro resto-de-rico (classe-média)
14/06/2021 13h02
Sim, e foi assim que o meu sobrenome se tornou Victor
14/06/2021 13h16
Ter sobrenome de pobre não dá, mais um motivo pra não ter filhos.
14/06/2021 13h05
Eu sei que pode omitir apelidos dos pais, quando tem mais de um, mas creio que não pode colocar apelidos alheios à família. Tem que ter um de pelo menos um dos pais.

Na Argentina e demais países latinos, geralmente vem o nome, o apelido do pai e só depois o da mãe. No Brasil, o da mãe vem antes do pai.

Na Rússia, vem o nome, o nome do pai acrescido do sufixo "ich" e depois o apelido da família. Se for mulher, vai o "A" no final do nome da família. A esposa do Putin se chama Putina.
anônimo
14/06/2021 13h16
Sim
anônimo
14/06/2021 15h04
Pobre se passando por rico é muito pior
elas respondem
anônima
14/06/2021 13h29
NÃO PODE. No Brasil, a criança pode ser registrada com todos os sobrenomes do pai e da mãe. ... “Isso porque os filhos NÃO podem ter um sobrenome diferente do dos pais.
14/06/2021 13h04
mano não sei. mas tipo no meu caso, pra por o meu NOME meu pai teve q ir em outro cartório pra por.
14/06/2021 13h30
Meus tios colocaram um sobrenome no meu primo que não tem em ngm da família.
anônima
14/06/2021 13h38
Atualmente, estou sabendo que dá para colocar até o sobrenome que os pais não possuem, pois, se a criança foi criada pelos avôs ou avós, a lei permite até a troca ou o acréscimo de um sobrenome dos verdadeiros responsáveis.
anônima
14/06/2021 13h46
É do vc colocar como segundo nome. Esses dias um pai colocou o sobrenome do filho de arrascaeta.
anônima
14/06/2021 13h53
Vamos lá. Trabalho em uma maternidade registrando as crianças. Lá trabalho com 3 cartório diferente. É obrigatório por lei ter pelo menos um sobrenome de cada um (pai/mãe), mas os país podem escolher o que mais gostam.
anônima
14/06/2021 15h04
Pior do que pobre com sobrenome de pobre é pobre com sobrenome de rico

Vai ter que casar com alguém que tenha sobrenome diferenciado.