Estou em um dilema. Estou quase me formando em Eng. Minha experiência sempre foi acadêmica ( 2 estágios em Pesquisa e 2 Iniciações Científicas). Recebi duas propostas para mestrado, mas confesso que estou um pouco insatisfeita, principalmente pela rotina e remuneração baixa. Meu objetivo é ser servidora pública ( virar concurseira) . Acha que vale a pena conciliar mestrado e estudar pra concurso? Ou se dedicar apenas pra concurso? Meus pais possui uma situação financeira estável, e eles me apoiariam qualquer das duas opções.

elas perguntam
7 2
eles respondem
22/06/2021 09h12
Vamos lá. Quais seus objetivos? Com mestrado voce pode desenvolver projetos cientificos no seu curso, alem de poder dar aula para graduacao. Alem de poder, depois, seguir para o doutorado.
Mestrado aumenta o seu salario, mas isso, somente se voce tiver emprego. E eu recomendo que voce faça mestrado numa universidade pública.
Dica que voce nao pediu: NAO VIRE CONCURSEIRA. Serio, quer estudar pra concurso? Estude, mas não faça so isso.
Outra dica: estude ingles. O ingles hoje nao e mais classificatório nas empresas. É eliminatório.
Outra dica: fazer um mestrado (strictu sensu) nao impede de voce fazer uma especialização depois. Voce pode fazer tudo. O pior mesmo é nao terminar a graduação.
Lembrando que com o seu curso e com o ingles, voce podera sair correndo do Brasil no futuro. Abçs
22/06/2021 09h35
Se o teu objetivo está longe da vida acadêmica, não vale a pena não.
22/06/2021 10h59
Claro que vale, se fizer mestrado vc ja pode dar aula
21/06/2021 21h50
Lógico que vale. Quando vc se tornar um doutor em uma área vc ganha rios de dinheiro. Pelo menos ganha mais do que 80 da população no Brasil.
22/06/2021 09h05
olha, mestrado é pra quem de fato vai pra docência, doutorado, mais ainda. Além de pré requisitos, sao facilitadores para alguns concursos.
Mas por outro viés, sao teoria e na prática nao vao servir tanto. Vale mais fazer cursos específicos.
este é o meu pensamento.
Já tive intenção de fazer mestrado, acabei vendo que uma pós, especializçao, me atende melhor.
14/11/2021 10h06
passei no meu concurso (para eng também, inclusive) enquanto fazia mestrado. Mas claro, priorizei o concurso e fui levando o mestrado. Minha dica é tentar levar dois, para aliviar um pouco a pressão, mas dando prioridade ao concurso.
elas respondem
anônima
22/06/2021 09h08
Eu li "menstruado".
22/06/2021 09h09
Estou cursando mestrado e olha, a quantidade de leitura e trabalho é imensa, você não consegue conciliar duas coisas, ao menos não sem enlouquecer, mesmo trabalhar durante o mestrado é difícil. Se você for embarcar numa pós saiba que vai precisar passar pelo menos dois anos só focada naquilo. Mesmo com tudo isso eu me sinto realizada estudando, então depende muito de você, parar para pensar o que realmente quer fazer e se joga de coração no que escolher. :)