Eu dei um Google, mas a explicação é muito rebuscada e eufemizada. Gostaria - caso saibam - que me dissessem de um jeito simples/informal o que é uma pessoa esquizofrênica.

elas perguntam
7 2
eles respondem
anônimo
24/06/2021 17h35
Tem dificuldades pra interpretar o cotidiano e fantasia coisas irreais
24/06/2021 17h36
Uma mistura macabra de neurose, paranóia e déficit cognitivo.
24/06/2021 17h38
uma pessoa que acha que o real não é o real e a realidade é o real de outra realidade
24/06/2021 17h40
Gênios incompreendidos
anônimo
24/06/2021 17h45
É uma perturbação mental que geralmete é acompanhada de sintomas, como delirios ver e ouvir coisas fora da relidade, paranóias completamente fora relidade como a pessoa achar que tem uma bomba no relógio de casa etc
anônimo
24/06/2021 17h46
Uma pessoa que se sente ameaçada e perseguida, ela costuma pensar que os pensamentos dela não sao dela de verdade e não diferencia o que faz parte do mundo real e não faz
elas respondem
anônima
24/06/2021 17h35
Uma pessoa que ouve vozes, vê coisas, acha que está sendo perseguido, etc.
24/06/2021 17h53
Eu tenho uma tia que é supostostamente é esquizofrenica e bipolar.

E ela acusa o meu pai de merdas sem sentido (tipo que ele roubou o dinheiro do banco da minha avó dps de morta...quando foi ela que foi a todos os bancos quando a minha avó estava no mortuário (ela nem foi ver a mãe) correu para todos os bancos para tentar levantar o dinheiro da minha avó...que ela n consegue levantar pq tem q ir ela e ele mexer, tal como têm que ir para mexer no dinheiro da minha outra tia que é invisual e estava aos cuidados da minha avó.)

Atirou ácido para cima da barriga da amante e não foi presa pq a minha avó pagou o valor alto da multa. E ela acha que a amante deve agradecer-lhe pq ficou mais magra dps.

Tinha um homem que gostava dela e fazia tudo o que ela pedia (n eram namorados) e ela um dia foi a quinta dele bem do nada e começou a matar as galinhas com as mãos e deu a minha avó umas sem falar onde arranjou.

E falava muitas vezes q tinha muitos homens atrás dela (para mim quando eu tinha 9) e dizia q dava um pontapé no meio das pernas e para eu fazer isso (nós nem éramos assim tão próximas).

Fala q os meus avós a mandavam trabalhar muito e ela ficava com arranhões e que era muito mártir. Quando na vdd ela com 13 anos saiu da aldeia pq os meus avós puseram-na a estudar na cidade (coisa para poucos na altura) e conseguiu ser enfermeira numa época em q eram os riquinhos q conseguiam...então não teve tanto tempo para ser tão mártir assim...

Ela tem inveja de qualquer pessoa por mais pobre que seja...tp ela ficou com raiva do meu pai comprar umas velas a um homem coxo lá da aldeia (para o funeral) pq "o homem já ganhava de mais' quando ela ganha muito para Portugal...

Só que essa minha tia numa se fode com as doenças dela e sempre aos outros...então é fácil ficar duvidado especialmente pq ela fala para o meu pai quando está "ok" q se pode fazer de maluca caso eles precisem (com umas coisas q têm em comum)