Existem dois pólos opostos:
• O controlador: o que planeja todo o futuro e é rigoroso demais.
• O desmiolado: o que deixa o filho livre demais pra fazer escolhas.

Existe também as possibilidades de ele ser antissocial, não querer estudar, ser drogado, fútil, tik toker, etc.

Como proceder?

eles perguntam
5 9
elas respondem
24/06/2021 19h51
Só vou dar telemóvel (celular) aos meus filhos quando eles tiverem 10 anos.

E vou tentar regular o que vê no PC.
24/06/2021 20h03
Como a maioria já deve saber, eu sou professora. Eu não fazia ideia que as crianças já estavam tão imersas na tecnologia e influenciadas por apps e YouTubers. Meninas e meninos de 6 anos me perguntam se eu tenho tik tok, kwai, dormem de madrugada jogando free fire (Atenção: Jogo com faixa indicativa para 14 anos), alunos de 7-10 anos dormindo de madrugada por causa de jogos.
Que geração gente! Estão desatentos demais para o que acontece ao redor deles, não tem opinião sobre assuntos sociais, leem muito pouco, não interpretam um texto simples.

Eu fico até com receio de um dia colocar filho no mundo nessas condições. Vai muito além da educação, porque nem sempre conseguimos distancia-los de influencers da internet.
Uma coisa é certa, não quero educar meus filhos (caso eu os tenha) na mesma forma que meus pais, porque eu sou uma pessoa medrosa e dependente deles, não quero criar meus filhos assim. Eu acho lindo quando conheço pessoas da minha idade que dizem: comecei a trabalhar aos 15 anos em uma padaria, em uma lanchonete. Meus pais nunca me deram essa visão de mundo para ir buscar e conquistar meu dinheiro, me ensinaram que se não tivesse era simplesmente para se conformar.
24/06/2021 20h04
Não, tô mto nova para pensar em filhos.
24/06/2021 20h26
Já sim.
anônima
24/06/2021 20h30
Meio termo, a balança sempre é mais favorável
eles respondem
24/06/2021 19h55
Acho que chega uma idade em que alguns pais simplesmente desistem dos filhos, só sabem reclamar e se vitimizar e colocam a culpa na criança, como se ela fosse uma criança quebrada ou ruim.

O melhor planejamento então é organizar nossas vidas antes de ter filhos e amadurecermos, caso contrário, não teremos tempo e recursos para educá-los.

Mas não tenho filhos, sei que na prática deve ser bem difícil, mas desistir jamais.
24/06/2021 19h52
Vai seguir minhas regras e pronto. O que sair disso será alguém que ao meu ver é do bem. Planejei nada, não sei como proceder.
24/06/2021 19h53
Eu não tô pensando em ter filho agora eu não vou mimar ele se não cresce um garoto chato.
24/06/2021 19h54
Meio termo é a solução para tudo
Pretendo deixar os meus filhos tomarem suas próprias decisões e escolhas quando atingirem certas idades.
Vou deixar claro pra eles, tal coisa vocês só poderão fazer ao atingir tal idade, contanto que paguem suas próprias contas e deem satisfação do que estão fazendo.
(Ex.: Beber, sair sozinho, transar, etc.)

Não adianta tentar proibir, mas restringir e supervisionar ajuda a limitar o risco de certas escolhas
anônimo
24/06/2021 20h34
Não vou ter filhos
24/06/2021 23h49
Não terei
anônimo
17/03/2022 18h48
Sempre penso isso
18/03/2022 03h06
Vou jogá-los na rua para o mundo criar.
18/03/2022 03h08
Sim, eu faria de tudo para ele estudar e ter as melhores oportunidades, mas ele só iria ter as coisas na base do merecimento e dedicação.