Alguns Concursos Públicos são tentadores. O do Banco do Brasil é um deles. Trabalhar 6 horinhas por dia pra ganhar R$3.000,00 e uma porrada de benefícios. Mas a prova é em Setembro e o conteúdo de estudos é muito extenso. Exige muita disciplina. Pra piorar eu sou mega estressado, o pouco tempo que eu tento me dedicar, só de escutar vizinho berrando já me dá aflição. Fora que eu começo a sentir dor nas costas, me dá um cansaço inexplicável. O ideal é começar aos poucos, estudando 1h30 por dia. Mas como estudar em tão pouco tempo sendo que a prova é daqui a 3 meses? Ninguém consegue da noite pro dia estudar 8, 9, 10 horas diárias! Já pesquisei milhões de dicas na internet. Não sei quanto tempo separar pra ler um conteúdo, revisar a matéria, fazer exercícios, assistir vídeo aula. É muito conteúdo pra pouco tempo e ninguém muda assim da água pro vinho. Alguém tem uma dica?

O mais engraçado é que eu não consigo estudar, quando vejo pessoas mais jovens do que eu bem sucedidas, me bate uma frustração. Não quero ser assim, mais ao mesmo tempo sinto que não tenho saúde mental pra encarar um desafio desses. Tenho medo disso me fazer mal. Hoje mesmo fui tentar me inscrever no concurso, o site tava dando bug, preenchi as informações zilhões de vezes, quase joguei o computador no chão.

eles perguntam
3 8
elas respondem
anônima
25/06/2021 19h17
Olha, eu comecei a estudar o conteúdo do meu vestibular início de abril e minha prova foi início de junho, estudei 2 meses e nem estudava todos os dias pra ser sincera, mas eu tinha um cronograma de estudos e isso me ajudou, vai por mim que não importa o tempo, e sim a qualidade do estudo, a prova era de 60 questões, eu acertei 43, e pessoas que são minhas amigas estudaram o edital desde o ano passado e tiraram a mesma nota que eu e uns até menos,
então faz um cronograma de estudos e já que vc não tem costume, vc pode começar estudando 2h por dia, pode ser 1h d manhã e outra a tarde, ou dá um intervalo de 5 a 10 minutos, depois de umas duas semanas vc já vai sentir mais vontade e vai ficar mais tempo, vc pode estudar 50 minutos e pausar 5a 10 come alguma coisa e volta, estuda o a teoria, vê vídeos aulas e depois faz exercícios logo em seguida, faz uns 20 exercícios pra cada assunto, no mínimo, e veja seus erros e acertos, eu sempre estudava a teoria de segunda a sexta e fazia uns 10 a 20 exercícios após( durante a semana ) e aos sábados eu fazia simulado, pegava 20 questões de cada assunto que eu estudei naquela semana, imprimia e fazia, depois via meu desempenho. Espero ter ajudado!:)
25/06/2021 16h33
Te entendo perfeitamente, sou bem ansiosa e isso acaba atrapalhando na hora de estudar, toma um floral que pode ajudar. Tenta começar a estudar agora, aos pouquinho como vc disse poucas horas por dia até criar o hábito e vai aumentando a carga horária de estudos, se vc tem o desejo de passar em um concurso pesquise por outros que também te chame atenção e vai estudando pelos editais antigos, não espera sair edital e abrir inscrição pq ai é impossível mesmo. Talvez não passe nesse concurso do BB mas tem muitos editais previstos para 2022, comece desde já e até lá vc estará um pouco mais preparado.
25/06/2021 20h38
Tô na mesma situação, o edital me pegou totalmente desprevenida em um momento inoportuno mas eu que tenho que andar com ele né?
Olha se for primeiro concurso eu aconselho um cursinho presencial, pq aí vc estuda meio que obrigado mesmo mas como não podemos. Vai ter que ser na força da vontade, começa devagar com intervalos longos, estuda separado e tenta deixar seu estudo qualificado, excluir todas as distrações e saber o que focar e não focar, não dá de forma alguma pra cumprir todo o edital, eu já exclui algumas matérias que somente vou fazer exercício direto, e ir na prática se precisar, nem todo mundo podo um cursinho tbm mas é o melhor caminho agora. Ter disciplina e ainda arranjar seu conteúdo não vai dar boa!
Sobre não conseguir estudar, eu arranjo horários e só me deixo fazer outra coisa até cumprir.
Tbmm coloco coisas motivacionais pela casa kkkkkkk
Já tô com post it aqui Ali
E de for estudar em casa uma fica que dou é faça seu lugar de estudo e de arruma pra isso, parece idiota mas ajuda muito o deu cérebro entender que agora é hora de concentrar eu vc tá indo estudar sabe
Participa de mutirões de estudos, tudo que der.
E se não der, não para de estudar depois é o maior erro( que eu cometi aliás)
eles respondem
anônimo
25/06/2021 20h15
Concurso. Mas cague para concorrência. Nem abra, nem procure saber. Em concurso, você não está lutando com a ou b. Você está lutando contra a prova. Você tendo um desempenho muito bom, você consegue.

Sobre separar quantas horas pra isso, pra aquilo...você estaria estudando pra um concurso. Não é uma aulinha que você faz "vou estudar 30 minutos, duas horas, dez horas e ok". Você pega o edital, vê a extensão dele e separa por matérias e vai. Não tem isso de "vou estudar só x horas". Você estuda o tempo que dá. Tem uma hora de intervalo? Almoce em 30. Estude os outros 30. Perde tempo com busão? Leia. Escute aula. Faça questão pelo celular no busão.

Eu te entendo para caramba. Minha principal mola propulsora para estudar pra concurso foi justamente para ter condições de trocar de imóvel. De localidade. Eu e minha família. Horas perdidas no trânsito, estrutura do local, vizinhança. Aturei muito a galera fazendo altas badernas perto de onde moro. Use isso como mola. Você saber pelo que está lutando, pelo quê vem estudando é o que vai te mover a continuar estudando. Você fala várias vezes aí da tua vizinhança, que tu odeia teus vizinhos. Então, tenha consciência que você estudando e passando em um cargo, tu vais poder sair daí. Tirar tua família daí.

Tá com problema de barulho? Procura abafar. Liga um ventilador forte, compra tampão de ouvido, dá teu jeito. Não consegue pagar uma sala de estudo? Tem biblioteca pública. Tem praça. Pega teu livro e vai. Lembre de como está sua vida e como você quer mudar.

E você reclama também de como jogou fora oportunidades. Você pode sentir-se útil em um órgão público. Uma vez exercendo seu cargo, faça seu melhor. Você é um bom profissional, então, honre.
25/06/2021 16h10
Ai que ta cara, se vc ficar sempre perdendo tempo e dizendo que nao adianta começar agora pq nao vai conseguir, nao vai te levar a lugar nenhum, nunca vai sair do 0, digo isso pq também era assim. Vc trabalha? Se não, começa a estudar a noite ou de madrugada, quando tudo ta mais calmo, vai começando aos poucos, tira uns dois dias só pra separar uma materia e vai estudando aos poucos, estuda uma hora e para meia hora, depois vai aumentando o tempo que vc estuda. Boa sorte
anônimo
25/06/2021 16h06
Concurso público.
anônimo
25/06/2021 16h08
Compre um desses cursos online: estratégia, Gran cursos, direção etc. Depois disso faça um cronograma de aulas dentro desse 3 meses restantes, dividindo as aulas dentro desse curto período.
anônimo
25/06/2021 16h09
Concurso é mais concorrido, tem que ter muita força de vontade e criar disciplina pra estudar
anônimo
25/06/2021 16h24
Depende do concurso e depende do curso do vestibular

Não dá pra comparar um Concurso da Polícia Rodoviária Federal com um curso de Biblioteconomia
anônimo
25/06/2021 19h08
Sla só tenho até o pré 2