Eu tenho uma "família estruturada", digamos assim, meu pai é um homem presente fisicamente, mas é aquele homem que provém e acha isso o suficiente, então pra mim já se tornou algo normal não ter esse carinho de pai e filha ou a necessidade de fazer com que ele saiba sobre o que sinto, vivo ou planos de vida.
O motivo dessa pergunta não é sobre mim, mas de um aluno meu que chegou dizendo:
"Tia, uns meninos falaram pra mim que meu pai me abandonou porque sou feio".
Essa criança sempre chegava e dizia para mim que o pai estava trabalhando fora, nunca que o pai o tinha abandonado. Esse relato tocou meu coração, fiz essa pergunta para chamar atenção dos futuros pais, principalmente, os homens.
Se previnam, vocês não tem ideia do quanto o psicológico de uma criança é abalado quando se sente desprezado por um pai que não liga para saber sobre o filho, não dá um carinho e acha que uma pensão de R$ 80,00 é muito.
Esse povo não tá nem aí pra nada muitos dos casais que tem filho por "acidente" são compostos por um homem e mulher ignorante que não sabe como o psicológico de uma pessoa pode ser abalado por não ter um dos pais presente. Infelizmente sera um ciclo sem fim
Minha esposa tem duas filhas do ex marido. Uma com 19 anos, outra com 4 anos que conheci aos 8 meses. Ela o deixou, ainda grávida, por conta de traições e uso de drogas (dele).
Ele, como vingança, nunca ligou para a caçula, sequer registrou! Hoje eu sou o pai delas e ela é a mãe dos meus filhos, e a despeito de tudo, é a união que ambos temos com os nossos filhos que nos une.
Meu pai também está ali fisicamente, mas ele nunca foi presente, nunca foi de chegar junto, minha mãe era basicamente uma pãe por que ele não dava o braço a torcer, acho que nunca queria ter filhos realmente. Eu sei que às vezes ele se importa com a gente, mas ele tem dificuldades de demonstrar afeto e eu herdei isso dele também, mas não quero transpassar isso para meus filhos, eu serei totalmente presente na vida deles, darei tudo que for necessário e afeto não vai faltar na vida deles, serei presente em todos os momentos
Realmente é complicado, inclusive me vi um pouco nessa história, meu pai nos deixou eu tinha 3 anos, desde lá até então nunca tivemos mt contato, conversa de pai pra filho, sair um dia pra jogar bola, poucos anos ele foi mais presente, pensão então era uma luta pra pagar, tbm pagou pouco tempo, (nem julgo mt pois a situação dele n é fácil) o que n deixou nossa vida nd fácil.
Possivelmente sou o que mais sentiu ainda sinto essa falta, minhas irmãs ainda conseguem de certa forma esquecer um pouco isso, por causa da minha mãe, elas se entenderem melhor, ter assuntos parecidos, etc.
O que me frusta, é que em toda minha volta sou o unico que n tem o pai presente, as vezes converso com meu tio, e fico pensando como seria bom se tivesse o apoio a presença do meu pai, então fico naquela pq logo cmg essa merda, mas fazer o que é buscar fazer limonada dos limões que a vida te deu, com mais ou menos dificuldades, buscar seu lugar ao sol.
Contudo é bem ruim, saber que presumivelmente é algo que n tive e n vou ter, me abala de certa forma, mas n é algo que está mt no meu controle, então é aceitar e buscar ser o bom pai que n tive, se isso vier acontecer um dia.
Nossa, realmente é tocante esse relato.Tem que refletir mesmo e agir bem, porque isso não é brincadeira, é sério, é uma vida, envolve os sentimentos de um ser que não tem nada a ver com os motivos pelos quais o pai não é presente.
Uma coisa que o homem tem que pensar, se queria o sexo só por prazer, mas gerou um filho, não pode simplesmente deixar para a mãe cuidar e o papel dele já acabou, tem que pensar no ser humano, na formação dessa criança que pode crescer se sentindo triste, só, rejeitada.
Atualmente muitas pessoas não querem ter filhos, acham que filhos só trazem dificuldades, existe as dificuldades em criar uma criança, ainda mais dos dias atuais, é preciso muito cuidado na criação, cuidado com o que uma pessoa pode se tornar, a situação em que o mundo está oferece muitos caminhos ruins, mas há o lado bom também, se esquecem do presente que é, da alegria que uma criança traz a um casal, a um lar.
Vou falar por mim, que tenho um pai dentro de casa e mesmo assim é a mesma coisa que nada, pois ele é muito frio. Ele é um pai como o seu, que acha que sua obrigação é só colocar comida na mesa. Não é totalmente ruim, mas não demonstra carinho por mim.
Eu coloquei na minha cabeça que quando tiver um filho, não vou ser esse tipo de pai. Quero ser um pai totalmente diferente do meu. Vou tentar ser muito carinhoso e fazer o melhor possível para ele.
Verdade, @Poison! Você tocou num tema bem importante. Família!
Uma pesquisa do IBGE aponta que há cerca de 12 milhões de mães chefiando lares sozinhas.
Mais da metade vive na linha de pobreza! Muito triste!
Poison, tem uma série de TV antiguinha chamada "O Homem que Veio do Céu", com o ator Michael Landon, o mesmo de Os Pioneiros. É sobre um anjo que desce à Terra para ajudar os humanos.
É uma série do bem, que fala de família, amor, esperança e fé.
Tem vários episódios que tratam de paternidade. Quero deixar como dica, pra assistir uma coisa bonita em família, vale muito a pena. Sou suspeito pra falar; a tradução é minha... mas é realmente uma série que vale a pena assistir.
Segue um episódio cujo tema é exatamente esse: a importância da presença do pai:
...
Pior que eu sempre quis ter uma filha. O problema é que para isso eu preciso de uma namorada que provavelmente iria me trair e usar minha filha pra me chantagear.
A ideia que eu tinha era contratar uma barriga de aluguel para gerar uma filha para mim, mas por lei é proibido isso, então fiz vasectomia e aceitei meu destino de solitude.
Pois é, manda um recado de alerta pro feminismo tb. Já que mais de 80% dos divórcios são iniciados por mulheres. E ainda mesmo que estatísticamente já foi provado como um pai é importante pro filho, vc não vê em lugar algum um incentivo pras mulheres melhorarem e serem melhores esposas pra que os casamentos se mantenham. De todo o lado são só mulheres que querem que homens adaptem-se para algo que as agradem satisfazendo seus desejos, mas não se vê o contrário, mulheres se adaptando, pq se não vc deixa de ser "empoderada". "Se vc não me aceita no meu pior, vc não merece o meu melhor". Foda-se vc e sua moralidade parcial e imbecil. A culpa desse garoto não ter pai é tanto da mãe quando do cara.
Vc sabia que mulheres pedem mais de 70% dos divórcios?! A maioria deles sem traição, sem agressão, apenas pq "ain eu não estou me sentindo feliz, quero ser solteira de novo e curtir a vida". Fala como se homens fossem Os culpados por filhos sem pais, mas não são, não os únicos. Muitas vezes mulheres usam os filhos como vingança, agindo como se fosse dona deles, e limitando ao máximo o contato do pai com eles, isso qdo não praticam alienação parental, ou vão embora pra outra Cidade!! Com o tempo o vínculo vai ficando cada vez menor, o e muitos caras não tem como evitar isso. Então, não fique aí com discursinho femimimi, e veja o q suas coleguinhas fazem!!
De verdade, meu pai por ex sempre esteve aqui "fisicamente" mas nunca foi presente de fato, sempre me deu tudo que eu quis e tal, mas ele vive mais na rua bebendo do que em casa, nunca foi aquele pai de conversar, dar bronca e etc... tudo isso minha mãe que fazia e faz, mas ele acha que já faz o máximo, pra ele só colocar comida dentro de casa é o suficiente e pronto. O mais engraçado é que ele cobra um carinho/afeto que ele nunca deu.
O fator mais importante é essa criança receber acompanhamento psicológico por causa da rejeição e abandono que pode afetar ela na fase adulta, de resto ela supera bem estabelecendo os demais laços de forma saudável e ainda pode até um dia ter uma melhor relação com o próprio pai.