Não são superiores, mas devido aos processos históricos são os que detém boa parte das riquezas da globalização, ao meu ver. Não são superiores, lembre-se que para esses países prosperarem exponencialmente precisaram de outros para multiplicar suas vendas. Eles tem uma política mais "desenvolvida", mas não os faz serem superiores em culturas, cada país tem suas riquezas.
Superior foi exagerado, eles tem problemas como todos os países do mundo têm.
Não existe uma nação perfeita, um país todo perfeito.
Sua pergunta devia ser: "Por que os problemas na América do norte e na Europa são menores em relação a de países da América do sul, África e parte da Ásia?"
Veja, esses países que hoje são mais ricos e desenvolvidos não ficaram com discursos bobos, colocaram em prática.
Investiram fortemente em capital humano, sendo na educação, das escolas até as universidades, além de ciências e tecnologia, coisa que o nosso Brasilzão que PQP não faz até hoje.
O Brasil fica preocupado em criar bolsa esmola para ajudar meia dúzia de pessoas a sair da extrema miséria para ficar ainda muito pobre.
O Brasil é um dos países mais difíceis do mundo em empregar uma pessoa, com direitos trabalhistas dignos de primeiro mundo, mas com uma economia de terceira, até para pagar impostos no Brasil é complicado, como fazer um país assim crescer?
O Brasil é um verdadeiro exportador de talentos.
O Brasil é o tipo de país que se alguém fica rico, vai embora, se vira um gênio, vai embora, se vira um atleta fodão, vai embora. Tudo isso porque o país não cria uma infraestrutura adequada, e muitos fogem da burrocracia brasileira para ganhar mais em países que essas profissões são mais valorizados e melhor remuneradas.
Tudo isso porque nossa amada "pátria educadora" não cria um ambiente saudável e competitivo para as empresas crescerem, e ainda assim o estado não faz o seu dever de casa, logo ficamos sem opções.
A Europa é superior porque os países lá têm milênios de anos de idade, enquanto o Brasil não tem nem meio milênio. A américa do norte é um caso a parte, herdou a cultura e a experiência dos países europeus mais velhos durante o colonialismo.
De resto, quase todos os países que foram colônia de exploração da Europa estão na merda, só muda o tipo da caganeira. Não é injustiça, é mera relação de causa e consequência
Rs. Superiores é uma palavra complicada, mas são mais desenvolvidos por especificidades históricas. Por exemplo: o sul dos EUA teve uma colonização parecida com a da América Latina. Baseada no trabalho escravo e no latifúndio agroexportador. Isso coibiu o desenvolvimento industrial nessa região que foi muito pobre até o século XX e que ainda é a mais pobre dos EUA. Já a Europa (ou parte dela) começou cedo a industrialização. Por algumas razões que não dá pra eu alongar aqui, mas que remontam até a alguns fatos da Idade Média inglesa e da questão fundiária na Inglaterra.