1.06K  02/05/2022 18h01

Eu estava revendo o filme Tubarão (1975), nesse filme ocorre a primeira morte provocada por um tubarão. O chefe de polícia tenta fechar as praias para salvar vidas, mas o Prefeito temendo o impacto financeiro decide manter as praias abertas, negando acreditar na existência do tubarão.
Ocorre uma segunda morte e dessa vez o cientista representado por oceanógrafo Matt Hooper reforça a necessidade para se fechar as praias, mas ainda assim o Prefeito sobre o argumento de proteger a economia local se recusa.

eles perguntam
12 24
elas respondem
02/07/2021 22h11
O erro está na pergunta.
A questão não pode ser vista como uma dualidade. Como se só houvesse um caminho ou o outro. As duas coisas devem ser feitas ao mesmo tempo.
Administrar uma cidade requer pessoas preparadas, que vejam mais que uma eterna luta do bem contra o mal.
O mundo é rede. Uma atitude reflete em outra e assim sucessivamente.
É possível resolver os dois problemas pensando em soluções sistêmicas.
28/06/2021 12h09
É uma analogia à pandemia no Brasil?

Salvar vidas em primeiro lugar, sempre
anônima
23/08/2021 19h54
Sem dinheiro não tem como salvar vidas
anônima
02/07/2021 22h44
Vidas porém... Se a economia estiver em frangalhos como vamos ter dinheiro pra comprar remédios para salvar vidas, e pra alimentar a população, afinal fome tmb mata, ambas são importantes.
anônima
28/06/2021 15h03
Só observo as repostas.
02/05/2022 17h43
Já que ressuscitaram seu tópico, vou de uma frase -- não sei a autoria mas a utilizarei- mais ou menos assim:
" Não se faz omelete sem quebrar alguns ovos! "
A arte imita a vida e vice-versa no filme é sintetizado quão o capitalismo se sobrepõe a praticamente tudo, inclusive a vida. Contudo vida ou humanos não não seres em extinção (como tubarão por exemplo) não há escassez muito pelo contrário.
O prefeito poderia omitir a vdd ser responsável pela morte de mais da metade da população da cidade...no entanto ele poderia exportar - imigrantes - gente ou até mesmo incentivar através de políticas displicente a natalidade enquanto estivesse vivo ou na prefeitura. Assim continuaria o ciclo econômico o setor produtivo, turístico, econômico, permaneceria numa constante e ele cada vez mais abonado/rico. E o tubarão vez ou outra se alimentando de seres humanos!
02/05/2022 17h15
Economia?
28/06/2021 14h25
Salvar vidas.
02/07/2021 22h18
Paz mundial.
29/01/2022 01h53
Vidas né? Que pergunta
anônima
28/06/2021 15h43
Se salvar a si mesmo pois n está fácil
23/08/2021 19h58
vidas não voltam mais... a economia ainda se recupera de algum jeito
eles respondem
anônimo
26/02/2022 18h22
Contrata alguém para matar o tubarão.

Lockdown mata quem depende do trabalho para sobreviver,que é a maioria do Brasil.

Quem quer se proteger da Covid,pode tomar medidas por si só.
Quer lockdown?fique em casa,e respeite quem não pode.Agora impedir as pessoas de trabalhar é autoritarismo.
anônimo
28/06/2021 12h08
Vidas pq a economia é feita por pessoas. São as pessoas que movimentam a economia
28/06/2021 17h28
Economia salva vidas
anônimo
28/06/2021 13h41
Avisa que tem tubarão e libera a praia.
E contrata alguém pra matar ou capturar o tubarão
28/06/2021 17h51
Lockdown destrói economias, o que destrói vidas. Lockdown também aumenta expressivamente o poder de agentes do estado, o que também destrói vidas figurativa e literalmente.
anônimo
02/05/2022 17h13
Essa é uma questão muito difícil pq a economia quebrada mata mais que qualquer outra coisa, basta ver as crises de 1929, 2008 e a própria crise brasileira de 2014.

Eu não faço a mínima ideia de como resolver essa situação.
anônimo
02/05/2022 17h11
Vida é economia. Logo se salva vidas para que as mesmas movimente a economia.
anônimo
02/05/2022 18h01
Vidas, como vai melhorar a economia sem pessoas.
29/01/2022 01h20
Salvar as vidas e a economias..
Se o prefeito fosse esperto, jogava umas antas, jegues e gados no mar para atrair turistas..
Ops! Acho que foi isso que o MINTO fez..
anônimo
29/01/2022 01h17
A economia é obvio
23/08/2021 19h48
Bem profético.
anônimo
28/06/2021 13h38
Tubarão é um ótimo filme, grande clássico.
Não sei pq, mas sua pergunta me trouxe isso aqui à cabeça:
28/06/2021 12h10
Se for interpretar a história abaixo, daria pra resolver o problema de forma mais fácil e tocar o barco com um pequeno tempo de espera.

Se for ver a pergunta de cima e pensar somente nela, todo mundo vai responder VIDAS.

Se for pensar na pandemia que vivenciamos, você tem que analisar TODAS as hipóteses. por exemplo:

Estamos na Alemanha, economia forte, da pra manter o país trancado e não funcionando por meses, anos, sei lá. Dá pra manter essa "praia" fechada? Dá!

Vamos pro BR. Economia emergente. Desigualdade gritante. Muito desemprego. Muitos empregos não-formais. Gente de classe baixa que tem um pequena horta no quintal e tenta vender aquilo de dia pra pagar a janta da família. Gente que tenta uma pequena renda pra pagar aquela conta de luz de casa.

Dá pra manter essa galera fechada? Jogo a pergunta pra você.

E olha que só dei 1 exemplo, como você também deu.
anônimo
05/07/2021 18h46
Economia. Assim salva 200 milhões de vidas
02/07/2021 22h26
Delírios de uma erva queimada.
28/06/2021 12h06
Na minha opinião sempre será vidas.
28/06/2021 21h14
Alguns Políticos pensam apenas no seu bem estar, nas suas aposentarias, vale saúde (aumentaram a taxa de aumento absurdo), paletó, moradia, gasolina etc... E tem gente que ainda tem Político de estimação. Nessa analogia, vidas são mais importantes. Pena que tem pessoa que não sabem o poder que tem um Título de Eleitor.
28/06/2021 21h11
Salvar a economia
Vidas são facilmente substituíveis.
28/06/2021 17h26
Vidas. Desde impedir a fome até cuidar da saúde das pessoas.
28/06/2021 13h27
Lema atual do ministério da saúde
26/02/2022 18h07
Boa analogia com o filme.
anônimo
28/06/2021 13h25
Cada indivíduo deve (deveria) ser livre para fazer o que bem entender, desde que não infrinja na liberdade individual de outros indivíduos.
O mais o importante é o que você acha que é importante pra você, estritamente pra você.