Você é contra ou a favor às privatizações das estatais? Por quê?
-1
anônimo
912
10a
Entre na sua conta para participar
eles perguntam
2 respostas
1
1
elas respondem
1
anônima
10a
Essa é uma pergunta difícil de responder num país como o Brasil. Porque se o Brasil não fosse um país corrupto, as estatais poderiam contribuir de maneira positiva para a economia do estado de forma que seus lucros poderiam ser aplicados em investimento para mais pequisas tecnológicas, para saúde e para a educação. Já está acontecendo de certa forma, mas acontecem mais desvios do que investimento de fato.
Por outro lado, se o país não fosse corrupto e as grandes estatais fossem privatizadas, não teríamos problemas, pois, com a carga tributária que o estado recebe, já seria possível investir em saúde, segurança e educação. Além disso, como no serviço privado o funcionário é obrigado a produzir para manter seu emprego, a privatização poderia gerar mais lucros para empresa. E, embora eu não acredite na boa vontade do empresariado, esse lucro poderia gerar mais empresas e consequentemente, mais empregos. Sem contar que, quando uma empresa privada tem prejuízo, o maior prejudicado não é o estado e isso não prejudica a atuação do estado em outros setores.
Resumindo, se não houvesse corrupção, qualquer caminho seria válido.
Por outro lado, se o país não fosse corrupto e as grandes estatais fossem privatizadas, não teríamos problemas, pois, com a carga tributária que o estado recebe, já seria possível investir em saúde, segurança e educação. Além disso, como no serviço privado o funcionário é obrigado a produzir para manter seu emprego, a privatização poderia gerar mais lucros para empresa. E, embora eu não acredite na boa vontade do empresariado, esse lucro poderia gerar mais empresas e consequentemente, mais empregos. Sem contar que, quando uma empresa privada tem prejuízo, o maior prejudicado não é o estado e isso não prejudica a atuação do estado em outros setores.
Resumindo, se não houvesse corrupção, qualquer caminho seria válido.
eles respondem
1
10a
Motivos:
Privatizar e desestatizar não significa apenas aumentar as opções dos consumidores, mas também diminuir/cortar as escolhas dos políticos; diminui o desperdício de gastos públicos e aumenta os recursos em posse do setor privado, os quais são alocados de maneira muito mais produtiva.
Empresas estatais: é sinônimo de maior poder nas mãos da classe política. Já empresas privadas, operando em mercados sem barreiras legais, sempre serão mais eficientes, do ponto de vista econômico, do que essas aberrações conhecidas como "empresas" estatais.
Quando empresas privadas cometem erros, vão à falência. Quando empresas estatais cometem erros, são premiados/acariciados com mais dinheiro do povo.
Texto base: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2457
Privatiza TUDO!
Privatizar e desestatizar não significa apenas aumentar as opções dos consumidores, mas também diminuir/cortar as escolhas dos políticos; diminui o desperdício de gastos públicos e aumenta os recursos em posse do setor privado, os quais são alocados de maneira muito mais produtiva.
Empresas estatais: é sinônimo de maior poder nas mãos da classe política. Já empresas privadas, operando em mercados sem barreiras legais, sempre serão mais eficientes, do ponto de vista econômico, do que essas aberrações conhecidas como "empresas" estatais.
Quando empresas privadas cometem erros, vão à falência. Quando empresas estatais cometem erros, são premiados/acariciados com mais dinheiro do povo.
Texto base: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2457
Privatiza TUDO!
qual sua dúvida?
descubra tudo sobre o sexo oposto!