Essa é uma pergunta difícil de responder num país como o Brasil. Porque se o Brasil não fosse um país corrupto, as estatais poderiam contribuir de maneira positiva para a economia do estado de forma que seus lucros poderiam ser aplicados em investimento para mais pequisas tecnológicas, para saúde e para a educação. Já está acontecendo de certa forma, mas acontecem mais desvios do que investimento de fato.
Por outro lado, se o país não fosse corrupto e as grandes estatais fossem privatizadas, não teríamos problemas, pois, com a carga tributária que o estado recebe, já seria possível investir em saúde, segurança e educação. Além disso, como no serviço privado o funcionário é obrigado a produzir para manter seu emprego, a privatização poderia gerar mais lucros para empresa. E, embora eu não acredite na boa vontade do empresariado, esse lucro poderia gerar mais empresas e consequentemente, mais empregos. Sem contar que, quando uma empresa privada tem prejuízo, o maior prejudicado não é o estado e isso não prejudica a atuação do estado em outros setores.
Resumindo, se não houvesse corrupção, qualquer caminho seria válido.
eles respondem
20/10/2016 21h31
Motivos:

Privatizar e desestatizar não significa apenas aumentar as opções dos consumidores, mas também diminuir/cortar as escolhas dos políticos; diminui o desperdício de gastos públicos e aumenta os recursos em posse do setor privado, os quais são alocados de maneira muito mais produtiva.

Empresas estatais: é sinônimo de maior poder nas mãos da classe política. Já empresas privadas, operando em mercados sem barreiras legais, sempre serão mais eficientes, do ponto de vista econômico, do que essas aberrações conhecidas como "empresas" estatais.

Quando empresas privadas cometem erros, vão à falência. Quando empresas estatais cometem erros, são premiados/acariciados com mais dinheiro do povo.

Texto base: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2457

Privatiza TUDO!