Depois de assistir o documentário A Ira de Um Anjo, sobre uma criança psicopata, que passou por abuso sexual do próprio pai ainda muito pequena e sofreu maus-tratos e todo tipo de coisa, e que com uns cinco anos de idade era um verdadeiro demônio, só vivia agredindo o irmão menor, tentou matar e só fazia coisas horríveis, eu mudei de ideia.
É algo possível, porém depende do que construiu a personalidade daquela pessoa, se passou por algum trauma de infância. Essa menina hj em dia vive normalmente, se arrepende. É como se ela tivesse começado a ser ser humano só depois de ter passado pelo tratamento psicológico que mostram no documentário.
Eu acho que toda maldade tem uma causa em alguma experiência de vida da pessoa. Meu pai foi uma pessoa muito agressiva, cresci cheia de medos, vi meu pai batendo, humilhando, xingando todo mundo dentro de casa e não faz nem 6 meses que descobri que isso são traumas da infância dele. O meu avô era assim com ele e os irmãos, só que muito pior, e quase matou minha avó na frente dos filhos. Enfim ... tudo é alguma coisa quebrada na mente da pessoa e acredito que haja cura (ou controle) se souberem a causa.
Acho que índole e caráter não mudam,se a pessoa nasce boa ou ruim vai ser assim pro resto da vida,apenas acho que a pessoa pode mudar de comportamento.
Depende.
Se a maldade foi só em um comportamento, como estar em uma situação extrema, onde não havia outra saída, aí sim, ela pode mudar.
Agora se a personalidade da pessoa é maldosa, isso não tem jeito. Personalidade não muda. Por mais que pessoa se segure, quando tiver oportunidade ela faz de novo pq é o extinto.
Isso depende do nível de maldade no coração.Existe uma palavra chamada arrependimento.
Eu poderia mudar essa frase: Errar é humano,mas permanecer errando é maldade.