2.1K  07/07/2021 00h47

Eu sempre estudei e só. Meu pai nunca me incentivou a arrumar um emprego. Até nos estudos ele não me cobrava muito, além de não repetir de ano. A culpa não é totalmente dele, sempre fui recluso também.

Antes de começar a pandemia, tinha ido me matricular em uma Faculdade (130km da minha cidade), mas nas aulas online percebi o quanto aquela realidade era distante da minha. (Não entrarei em detalhes pra coisa não ficar monótona).

Quando me dei conta, uma nova realidade bateu em minha porta, a pressão de arrumar uma ocupação.
Sou de interior e já tentei procurar emprego em diversos lugares (Lojas, mercados, farmácias, etc... Não tem muitas opções) e por não ter experiência ou quem me indique, não consegui até hoje.

Agora me vejo em uma situação de apatia.
Não tenho perspectiva do que vou fazer da vida porque não quero me submeter a qualquer subemprego braçal, entendem?
Ao mesmo tempo essa cobrança de ter uma ocupação me pressiona à todo momento por pessoas ao meu redor.

Isso tá me deixando depressivo.

O que vocês fariam? Se for pra vir mim criticar ou ofender, por favor não se manifeste. Agradeço.

eles perguntam
8 7
elas respondem
anônima
05/07/2021 23h28
Vou ficar aq só observando as respostas, porque eu tmbm estou nessa situação amg.
06/07/2021 08h06
Eu também vivo esse dilema, mas ao contrário de você tenho 24 anos, na porta dos 25...
Meus pais me criaram de uma forma que me fez necessitar sempre da presença deles para resolver algo, aos 16 anos eu ainda tinha medo de ir ao médico sozinha, chorava para minha mãe ir ou relutava para não ir. Eu tinha em mim o medo de chegar no local e falar com as pessoas.
Hoje em dia sinto que mudei muito sabe, não consegui um emprego ainda porque a pandemia atrapalhou meus planos, mas investi em outros e estou ganhando, mesmo que pouco, meu dinheirinho.
anônima
06/07/2021 09h47
Minha vida ja foi assim até que um dia por força da necessidade que foi bem maior que a sua, resolvi mudar meus conceito, parei de caçar emprego, procurei trabalho, em 2005 abandonei a ideia que implataram na minha cabeça que eu só teria sucesso se trabalhasse com a carteira assinada com meus direitos.

Naquele ano a internet era restrita a poucos, mas ainda ainda sendo chamada de vagabunda comecei minha saga atrás de aprender linguagem de programação ( na época Html).
Fiz meu negocio pela internet e vivo muito melhor que empregada até hoje.
Quero dizer.... busque ganhar dinheiro, hoje tem varias opções, vá ser motorista de app, vai vender, vai criar uma startup, faça vídeos para youtube, gaste seu tempo útil aprendendo que possa ser rentavel, não limite sua vida a uma profissão e um empreguinho em uma empresa.
Hoje em dia tem muita fonte de conhecimento espalhada na internet, sente-se um lixo que acha mais cômodo sentir-se assim.
06/07/2021 10h36
Moço, o fato do seu pai nunca ter incentivado a procurar um emprego não é desculpa. As decisões sobre a sua vida é você que precisa tomar.

Você quer trabalhar, certo? Então você tem duas opções: ou estuda para um concurso público, ou terá que se esforçar mais para conseguir um emprego na sua cidade.

Não entendi o que seria um subemprego pra ti. Quem está precisando não pode se dar ao luxo de escolher muito. E se for uma trabalho digno, qual é o problema?
anônima
06/07/2021 07h59
Complicado, eu consegui meu primeiro emprego com ajuda da minha mãe, ela e o meu pai conhecem muita gente, já pediu ajuda aos seus pais? Indicação é o melhor para o seu caso. Vc pode até pedir pra pessoas q não tem amizade, apenas conhece e simpatiza, eu peço emprego na cara de pau pra qualquer um, nunca fico desempregada kkk
Se não funcionar, vá insistindo, entregando currículo em todos os lugares possíveis e conversando com as pessoas na hora da entrega, já fui indicada por uma líder depois de ter uma conversa de uns 10 minutos com ela qd fui deixar o currículo, ela me contou depois que me contrataram kk
Boa sorte!
06/07/2021 09h17
Eu também com relação a carteira assinada, pois sem ser já trabalhei. Volte a estudar, se tiver condições de pagar a mensalidade isso que importa e não se chegar apé na faculdade, por exemplo. Pode tentar Enem, se tiver livros em casa e/ou internet já ajuda. Tenta arrumar emprego brasal se é o que está dando, não significa que continuará eternamente nele( se cuida, pois trabalho assim prejudica o corpo, dependendo), só para ganhar dinheiro para ter sua independência e também investir em você ( curso profissionalizante- mas não desiste do vestibular ou concurso público, tenha metas, esse pode ser o centro da sua meta). Não existe idade para recomeçar em ter experiência, mas a sua idade, que é nova, facilita mais, claro tem que ter vontade de mudar o seu quadro.
anônima
06/07/2021 09h31
Arruma uma faculdade EAD e arruma um estágio
anônima
06/07/2021 10h05
Tem vários concursos abertos, pq não tenta algum?
Muita gente critica concurso, mas hj em dia só arruma emprego quem tem QI(quem indica).
eles respondem
anônimo
06/07/2021 08h32
Trabalhe.
Fácil essa.
06/07/2021 08h37
Para quem nunca trabalhou e não tem experiência, é necessário, às vezes, de submeter sim a serviços mais braçais. A situação atual do país, infelizmente, não nós da uma perspectiva de melhora
Vc até pode ficar em concluir sua faculdade; eu tenho uma amiga que só começou a trabalhar aos 30, pq emendou a graduação, a pós, o mestrado e o doutorado.
Hoje ela ganha relativamente bem.

Eu mesmo tenho algumas formações, mas nunca consegui um emprego na minha área, atualmente trabalho e levo uns 6 meses para receber o que receberia se estivesse bem empregado.

Mas a gente precisa começar em algum lugar.
Não existe um começo ruim, o ruim é não começar.
06/07/2021 09h08
Cara se eu tivesse 21 hoje eu iria procurar uma Sugar Mom de 30 até 40 anos, o mundo está assim hoje!

Agora falando sobre sua situação, primeiro, qual faculdade você escolheu, é algo que achou que iria gostar ou escolheu pensando que iria arrumar emprego mais rápido? E emprego é assim mesmo cara, você vai precisar ter uma experiência, e infelizmente você não está em condições de escolher, eu mesmo já passei por isso, fui pressionado também pela família, eu que sou um cara introvertido. Chegaram a me chamar de vagabundo porque eu não arrumava emprego, e hoje eu sustento a casa e ganho mais do que o salário de todos eles (minha família) somados, porque o mundo gira e gira muito.
Eu fui obrigado a arrumar emprego num mercado como repositor e fiquei 5 anos lá, comi o pão que o demônio amassou, trabalhei fazendo faculdade ao mesmo tempo, eu quase não dormia, e passava longe de arrumar emprego na minha área até que um dia consegui o primeiro estágio e daí as coisas começaram a dar certo.
Então um conselho, se esforce, aceite o trabalho que conseguir desde que seja algo que você aguente é óbvio, e não pare de estudar. E uma dica, é bom escolher uma faculdade que você goste e se identifique, do contrário você vai sofrer mais ainda.
anônimo
06/07/2021 09h28
Trabalhe, senhor!
06/07/2021 09h53
Primeiro, não terceirize a culpa. Teu pai cuidou de ti o melhor que pode, dentro do que ele entende como certo. Não dá pra cobrar dele uma visão que ele não tem.

Segundo, vc faz faculdade de quê? Sabe o que quer da vida? Vc se matriculou porque se identifica com a área ou só pra ter um curso superior mesmo?
Se vc gosta da área, vai ter que procurar um estágio nesse sentido. Nada vem sem sacrifícios, talvez vc tenha que se mudar, correr atrás... a vida não é fácil
06/07/2021 10h44
Tenho praticamente 20, mesma coisa.
Sou lixo.
anônimo
07/07/2021 00h47
Complicado.