Que época terrível foi para a arte, a censura da ditadura militar (1964-1985).
Qualquer frase entranha, era censurada e tinha que ser mudada para ser aprovada.
Interessante que mesmo assim, muita obra prima, principalmente na música, surgiram.

Se existisse censura hoje, eu não conseguiria nem criar questões simples.

eles perguntam
5 6
elas respondem
08/07/2021 09h19
O tal do cancelamento não pode ser visto como um tipo de censura? As pessoas hoje em dia na internet cobram um único posicionamento, um único pensamento e se vc ousar pensar diferente delas então te xingam até a sua terceira geração porque só o que elas acreditam está correto e o resto que se exploda.
anônima
08/07/2021 09h22
Devia ser uma merda mesmo. Eu seria morta na ditadura certeza
08/07/2021 14h20
Ainda existe, só que é velada muitas vezes. E convenientemente se valendo da Constituição. Veja por exemplo as fake News. Aproveitam-se da liberdade de expressão para disseminar mentiras.
A censura editorial: para criar inimigos, qnd o conteúdo ou a fonte de informação não os convém.
Recentemente viu o caso do Omar Aziz? distorceram até a fala dele: obviamente com uma nota de repúdio: intimidando censurando o msm.
É Franco, resistir sempre será preciso!
08/07/2021 14h28
Atualmente existe uma censura mas muito quase liguiera. E pior que são umas pessoas random a cria-la ou até as redes sociais.

Por exemplo um conhecido meu apelidou a vacina de veneno numa publicação do Facebook e ficou proibido de fazer publicações por um mês ou assim.

Ele nem é ninguém influente, está literalmente a opinar sobre um assunto. Não como se a publicação dele fizesse as pessoas deixarem de tomar... E dps andam pessoas a ameaçar jovens de morte etc etc com as contas delas intactas.
08/07/2021 09h41
Sim, por isso que gosto muito de escutar músicas da época tropicália. Caetano Veloso, Os Mutantes, Chico Buarque Tom José. Época em MPB valia apena. Como uma forma de protesto.
eles respondem
08/07/2021 10h09
Vc acha que não existe censura hoje? Tá de brincadeira?

Vejamos só:

71 foi o ano em que a censura esteve no ápice, mesmo ano que apareceu nas telinhas essa figurinha aí

Ney Matogrosso surge como uma bicha refestelada em plano ápice da ditadura militar e vc acha que as pessoas não podiam se expressar?

Havia sim um controle, mas lembramos da situação que estávamos vivendo. Os militares estavam combatendo grupo de guerrilhas paramilitares que realizavam ataques terroristas, sequestros, assaltos a banco etc. Qqr veículo que fizesse apologia a esses criminosos tinha que ser calado mesmo.

Hoje paginas de direita estão sendo "canceladas". A esquerda está tentando calar qqr opinião contrária à ideologia patética defendida por eles. Não sei que país vc está vivendo para afirmar essw tipo de absurdo, mas no Brasil não é...
08/07/2021 14h47
A maioria foi cancelados , perseguidos e mesmo assim não desistiram da arte e de lutar pela liberdade. Eles usavam irônia tipo aquela música do Chico Buarque "Cálice" , que foi cancelada depois de cinco anos.
08/07/2021 22h09
No Brasil sempre houve censura, até mesmo hoje, a diferença é que hoje em dia ela é velada.

Veja o STF, por exemplo, se eles não concordarem com algo, vão lá e censuram sem dó.

Fora os militontos que ficam presos numa bolha e querem matar qualquer um que tenha uma opinião contrária a deles.
anônimo
09/07/2021 00h59
Sim, muito! Por exemplo:

Musicas mais executadas nas rádios em 1976:
Meu mundo e nada mais - Guilherme Arantes
Meu caro amigo - Chico Buarque

Músicas mais executadss nas rádios em 2021:
Tapão na raba - Raí Saia Rodada
Tá Rocheda - Barões da Pisadinha

1.976 Ivan Lins grava o disco "nos dias de hoje" em uma clara crítica ao momento político do país.

2.021 Anitta faz uma tatuagem no cu...
19/03/2022 00h58
Ditadura foi a melhor época.
19/03/2022 03h06
Era muito fácil.