Considerando que vc se refere aos servidores públicos estatutários, que tem uma certa estabilidade.
Acho que é só vc comparar com o serviço prestado por celetistas (quem é regido pela CLT, aqueles que tem a famosa "carteira assinada").
E avaliar.
Pra mim não há mta diferença nesse serviço prestado, pois assim como tem pessoas competentes (celetista ou estatutário), e que querem, realmente, fazer um trabalho direitinho, infelizmente, tem gente que não tá nem aí pra nada.
Como em qualquer lugar.
E sim, celetistas e estatutários podem ser demitidos. Aqueles por justa causa ou sem justa causa. E esses podem tbm quando desobedecem ao código de ética do servidor público (por exemplo, o código de ética profissional do servidor público civil do poder executivo federal).
Contudo, como sempre... o problema é o ser humano corrupto que causa td a desgraça. O contatinho interno, as vezes impede a pessoa incompetente ser demitida (seja celetista ou estatutária).
Então, não vamos generalizar ao dizer que todo servidor público (estável) é acomodado. Incompetente. Ou afins. (Vc pode não ter colocado nesse sentido, mas mta gente pensa assim :/). Infelizmente, em todo lugar parece ter gente incompetente, acomodada,etc. E na administração pública não é diferente.