Tipo assim: Quando ele vier ou quando ele vir? Quando Jesus vier ou quando Jesus vir?

eles perguntam
2 1
elas respondem
12/07/2021 10h00
No caso da sua frase, ela está no futuro do subjuntivo.
Nesse caso:

"Vir" é o futuro do subjuntivo do verbo "ver", e "vier" o futuro do subjuntivo do verbo "vier".

"Se ele vir (do verbo ver) isso, vai ficar grilado"
"Se ele vier (verbo vir) aqui e pegar você fazendo isso, vai ficar grilado"

Se fosse futuro do indicativo, seria "virá" para o verbo Vir, e "verá" para o verbo Ver.

Pelo que entendi, é isso.
anônima
12/07/2021 10h02
E se ele vier? Eu acho que ele não vai vir...

Vier é uma incerteza ou uma coisa do futuro, vir não.

-Ah, eu tenho certeza que ele vai vir!!!!

-E se não vier?

-Vai vir sim!!
eles respondem
anônimo
12/07/2021 09h58
Vier no sentido de “ir”, vir com o sentido de ver.
Quando ela vier aqui em casa.
Quando você vir fulana.
Entendeu?
A explicação ficou um pouco simplificada e arredondada, a anônima ali em cima deu uma explicação mais completa e detalhada, confere lá que é sucesso.