elas respondem
A gente não viu o Comunismo na Terra ainda, apenas o Socialismo real. E, sim, houve e ainda há fome em países de regime socialista. Fome essa causada tanto por problemas de gestão interna, quanto por fatores externos, como os bloqueios econômicos que os governos terroristas dos EUA vêm impondo a Cuba há mais de 60 anos, por exemplo.
E é essa a principal diferença entre a fome nos dois regimes: sob o Socialismo, as pessoas passam fome em meio a escassez. Porque fazer uma transição socialista é um processo complicado, cheio de contradições. Faltam recursos. Faltam matérias-primas. Faltam insumos. Os bloqueios impostos pelos países imperialistas retardam o desenvolvimento.
Sob o Capitalismo, as pessoas passam fome em meio a abundância. Este sistema, no auge de sua produtividade, não consegue atender às demandas da população por alimento. Não por falta de recursos, como no primeiro caso, mas por falta de interesse mesmo.
Chefões do comunismo não. O comunismo puro acho que nunca existiu, mais uma vez o ser humano deturpando as coisas.
Só sei que o capitalismo tem como base o consumismo então se você for pobre nas duas situações já era pra você do mesmo jeito
eles respondem
Eu prefiro socialismo, assim todo mundo passa fome junto comigo. No capitalismo eu passo fome com uns e outros.
Nunca existiu um país com comunismo.
Economia é um dos assuntos mais importantes na vida mas que raramente se aprende algo numa conversa sobre o tema por causa do ego das pessoas de quererem estarem certas a todo custo. Basta iniciar uma conversa sobre isso e em 5 minutos "o pau tá torando" e acaba sendo praticamente impossível trocar uma ideia sem brigar.
Perdi a paciência pra isso e nem discuto mais.
Sabe nem o que é uma coisa e outra, né?
quais são as fontes históricas?
o capitalismo abrange varios outros subsistemas, mas no comunismo o capitalismo so existe pra quem esta no poder
Depende como você define capitalismo, em países onde há maior liberdade econômica como Austrália, Cingapura, Nova Zelândia, Irlanda, Dinamarca e etec a pobreza extrema foi praticamente erradicada, lembrando que o Capitalismo não criou a pobreza mas herdou de outros sistema econômicos mais antigos, enquanto que em países como Argentina e Venezuela o estatismo conduz o país a miséria.
Capitalismo já define que cada tem terá o seu próprio capital/patrimônio. Se você passar fome no capitalismo é pq é vagabundo (ou só não teve oportunidade de crescer), já o comunismo por todos ganharem iguais, ninguém vai querer trabalhar mais do que o outro, e geral vira parasita. (É por isso que esse países são falido, só quem ganha é o governo)
Bobagem.
Pega lá o histórico dos países com maior liberdade econômica e individual e compara a pobreza com países sufocantes economicamente.
Claro que o estado tem um papel importante na parte regulatória e tal, mas não podemos oprimir a livre iniciativa das pessoas.
Países como Austrália, Suíça, Suécia, Dinamarca onde possui um capitalismo maduro, não tem fome não, passa fome só drogado que não gosta de trabalhar, qualquer trabalhador lá consegue ao menos comer de boa.
Países mais fechados como o Brasil que toma no cu, aqui você pode ser esforçado o que for, ainda assim, corre sério risco de passar fome por causa das atrapalhadas do nosso magnífico estado repressor.
Agora, lugar perfeito não existe e nunca vai existir, seja no capitalismo ou no comunismo, sempre haverá os drogados, os que não gostam de trabalhar, aqueles que gostam de viver na rua e etc... Infelizmente a perfeição não existe, só os comunas utópicos acreditam nisso.
Se todo mundo passa fome igual então o comunismo funciona.
Capitalismo não é bom, é usável, comunismo que é ruim mesmo