Eu quero muito aprender a tocar piano, mas aqui na minha cidade não tem professor. Aí estou querendo comprar um e arriscar a aprender sozinha. Mas vi alguns professores no Youtube dizendo que não é possível aprender a tocar sozinho. O que acham disso?

elas perguntam
14 8
eles respondem
13/07/2021 21h18
Internet...
anônimo
14/07/2021 00h18
É perfeitamente possível, tem cursos ótimos na Udemy. Aguarde por uma promoção e compre.
13/07/2021 21h19
ué? tem uns que ensina desde do começo,meu amigo aprendeu violão só por videos no youtobe, @Ellien se puder responde sobre isso tem como aprender?
anônimo
13/07/2021 21h23
Sou autodidata em tudo quanto é coisa. Mas pelo qie pesquisei, em pintura e música pode até alguém ser bom, mas dominar é praticamente impossível.
anônimo
14/07/2021 02h33
Hoje em dia existe todo tipo de curso online, não é necessário que seja presencialmente. Alguns professores são atrasados e inclusive vão dizer que não é possível aprender online (que só presencialmente funciona), mas é gente que não se inova.

O mais importante é o ouvido. Aula online, ao meu ver é melhor que presencial, já que você pode rever o conteúdo várias vezes, caso não tiver entendido algum detalhe. Algumas pessoas se dizem autodidata, mas a verdade é que mesmo nesses casos foi com ajuda de uma professor, houve alguém que escreveu o material por onde você estudou por conta própria, ou seja, ninguém aprende sem um professor, mesmo por um PDF houve um professor que foi quem escreveu o conteúdo, passou dicas, etc..

É possível aprender, hoje com a internet tudo é possível. Se puder investir em um curso online, faça isso! não perca tempo garimpando conteúdos gratuitos no Youtube, porque isso só vai atrasar sua vida. O que um professor faz é encurtar o caminho para você, ele vai te dar direcionamento, dizer exatamente o que você deve estudar. Quando estudamos por conta própria, perdemos tempo pesquisando conteúdos no Youtube/Google, tempo esse que poderia estar sendo usado para estudar da maneira correta, sem pular etapas. Um professor tem bagagem, já sabe o que funciona ou não. Talvez algo que você demoraria horas, dias para decifrar, um professor pode clarear as coisas em poucos minutos.

Muitas pessoas gostam de ser mesquinhas e pensar "Vou pagar curso pra quê se já tem tudo grátis na internet?" , isso é uma grande besteira, pois o conteúdo gratuito na maioria dos casos não é completo, além das aulas estarem espalhadas como uma agulha no palheiro, dificilmente você vai saber o que deve estudar e qual é a sequência.

Enfim, o bem mais valioso que temos é o tempo, quando você estuda com alguém que sabe o que está fazendo, isso faz com que você valorize seu tempo e chegue mais rápido onde deseja. Boa sorte!
anônimo
13/07/2021 21h26
Dá sim, sempre dá.
O difícil é ser manter motivado, poucos conseguem
13/07/2021 21h20
Sim sim, eu aprendi desse jeito ksksksk
anônimo
13/07/2021 21h18
Não é impossível, mas precisa ter determinação.
Meu pai aprendeu o básico dessa forma, só que ele nunca quis dar continuidade.
14/07/2021 00h05
É impossível
13/07/2021 21h39
Com youtube, leitura de artigos, blogs dá sim, o negócio é ter vontade, ser paciente, manter uma rotina de estudos, n focar só na parte prática, estudar teoria musical tbm, pra piano é imprescindível.

Toco violino, mas "arranho" no piano o soprano pelo menos kkkkk.
anônimo
14/07/2021 01h12
Tem sim, Youtube tá aí para isso
13/07/2021 21h21
sim é possível, compre um teclado fica mais fácil, então coloca no pc.
anônimo
14/07/2021 09h28
Sim, mas será difícil.
elas respondem
13/07/2021 21h17
É possível, sim. Mas você terá que procurar por bons livros e vídeos.
Eu te indico esse livro para teoria: teoria da música bohumil med.

E tenha perseverança. No início pode parecer confuso, mas depois fica claro como água.
E estude todos os dias se for possível, pelo menos uns 30 minutos.

Se precisar de ajuda ou tiver dúvidas, pode me chamar. ;)
13/07/2021 21h22
É sim! Meu irmão aprendeu tudo sozinho (mas foram outros instrumentos), já eu fiz aula, nunca tentei sozinha.
anônima
13/07/2021 21h07
Nao é impossível, antigamente as pessoas aprendiam observando.
14/07/2021 02h59
Sim, eu comecei sozinha, mas agora quero fazer aulas pq ñ sou nenhuma prodígio musical kkkkk tem que ter muita paciência até pq começar e ir treinando eu nem acho dificil, o difícil mesmo é vc dominar o instrumento e eu prefiro um professor me auxiliando pq aprendo melhor assim.
14/07/2021 01h54
Sim.
Eu arranhei um pouco no violão sozinha, então, se eu consegui, qualquer um consegue. Vai fundo, é possível sim.
14/07/2021 00h17
Sim, conheço pessoas que aprenderam só vendo aulas na Net
anônima
13/07/2021 21h20
Ser autodidata permite que você torne qualquer coisa possível.
13/07/2021 21h25
Sim, uma amiga aprendeu "sozinha", com tutorias no youtube, livros, conhecendo o instrumento