Parecem coisas interligadas, mas a verdade é que nem sempre estão, e por diversos motivos.

elas perguntam
10 3
eles respondem
17/07/2021 11h02
Na realidade acredito que quem domina boa oratória, persuasão e principalmente o poder do controle emocional, consegue tranquilamente se por acima de qualquer inteligência.
A mistura certa seria.
Inteligência+sabedoria+sentimentos.
17/07/2021 12h58
Tudo depende do público alvo e do que você quer. Convencer ou ensinar? Quanto menos inteligente o público, menos inteligente você precisa ser.

Já tive um professor que era um gênio, mas sem carisma algum, péssimo comunicador, apesar de grande pesquisador. E já tive professor que era um frontman, engraçado, divertido, amigão, mas que não sabia ensinar.

O ideal é ter inteligência para dominar a oratória, assim como liderança, é algo que se desenvolve.
anônimo
17/07/2021 11h03
Definitivamente, nao. Pra mim, o dominio e de longe o mais impoetante, pois isso acarreta em confianca, que também te deixa mais a vontade numa entrevista também.
17/07/2021 11h04
Não.

Se vc sabe vc sabe , é sua conquista.
anônimo
17/07/2021 11h10
Gostei da pergunta.
A oratória serve pra aproximar sua mensagem do público. Existem regras também que auxiliam você se aproximar do seu público-alvo como a vestimenta adequada ao ambiente e o seu modo de falar, que deve ser compatível ao do seu público.
17/07/2021 10h58
Sim, um idiota q fala bem convence milhares de pessoas, olha só o Hitler, mas um gênio que não sabe se expressar vai ser chamado de louco
anônimo
17/07/2021 10h59
Não, na hora de resolver problemas e apresentar soluções, falar não vai servir de nada. Falar bem e falar bosta, morte horrível.

Tenho um funcionário que fala de forma horrorosa, as vezes preciso girar a manivela pra dar uma força, meu sócio acabou de oferecer parte na sociedade pra ele, nem me opus, é justo.
17/07/2021 11h57
Com mais absoluta certeza, quantas vezes já vi em reuniões o cara falar absurdos em ponto de vista técnico, mas sabia manuseia as palavras, o pessoal "aplaudia".
anônimo
17/07/2021 13h03
Nenhuma oratória sustentar-se com pouca inteligência e embasamento.
elas respondem
anônima
17/07/2021 11h00
As duas se complementam. De que adianta vc ter uma boa oratória, mas não ter conteúdo? Vc no máximo pode encher linguiça e enganar pessoas de pouca instrução, mas se for alguém que tem conhecimento vai perceber.
Assim como ter muito conhecimento e não conseguir transmitir isso na fala.
17/07/2021 12h51
Temos um enorme exemplo, um presidente que fala muito, mas que na prática, não tem inteligência para exercer o cara à qual foi efetivado.
Ideal seria ter uma boa oratória mais especialização ou conhecimento na área que pretende exercer.
.
17/07/2021 13h05
Não vale mais na prática

Mas na teoria vale. Até pode nem saber o que está a falar se falar com convicção e tal a pessoa cai