Eu acho que a ausência do pai cria um sentimento de rejeição, mas diferente de como a maioria pensa isso não faz de nenhum dos homens afeminados ou cabaços.
Conheço muita gente que não teve a figura partena e não tem jeito afeminado ou etc.
Filhos de pais ausentes demonstram mais forma feminina de pensar e agir, menos masculinidade, mais dependência e menos agressividade. São mais percebidos como efeminados. (Effects of early father-absence on scholarship aptitude / fathers-fantasies and father typing in father separated children.)
Eu fui criado com minha vó.
Mas pelo contrário peguei dela ser higiênico, lavar minhas roupas, limpar a casa. Ela mesmo ganhando pouco sabia administrar dinheiro, comprou sua casa em um bairro nobre, tive aí uma boa aula de economia, haha. Ela me tratou bem, mas não me mimou e bem os bons exemplos peguei para mim e só agradeço. Mãe pode ser a mesma coisa.
Muitos homens são pais só de de fachada só coça o saco e encher o saco. Não sabe dialogar com filhos, são nostálgico demais, não gostam de cultura e arte. Uns só pensam em futebol ou ficar no bar bebendo cachaça. Depende muito. Claro que ter ambos é bom. Mas tem que ser país que não mimam os filhos ou não sejam retrógrados. Mas isso é relativo que vai de cada um que absorve também. Uns podem querer mudar de vida outros filhos podem ter problemas na vida.