Nas grandes caças às bruxas do ocidente, elas estiveram presentes, mas hoje em dia, a fogueira é mais lembrada em detrimento da guilhotina observada em personagens como a Rainha de Copas do livro "Alice no país das maravilhas". Atualmente é quase incomum ver fogueiras ou guilhotinas, mas muitas coisas são influenciadas atualmente por pessoas que penderiam mais para o lado da rainha de copas, de onde vieram movimentos do século XVII exportados da França, da Inglaterra e dos Estados Unidos no "século das luzes" e dos "iluminados", que popularizaram termos como "trevas", "obscurantismo" e da taxação como "contra-revolucionários" dos jacobinos e sans-cullotes em tom parecido com o termo "herege" utilizado em outras épocas.
Os grandes iluminados tecnocratas, como Gournay e Quesnay escrevendo a enciclopédia como livros para guiar déspotas esclarecidos como analogia ao index librorum proibitorum. A maçonaria se despondabdo como meio para a popularização dessas ideias. Apesar de propiciar maior intervenção humana, a tecnocracia geralmente é mais despida de senso sobre ética, moralidade, economia, lógica ou similares, introjetando enorme senso de relativismo. São esses efeitos colaterais evidentes das nossas épocas.

eles perguntam
1 2
elas respondem
anônima
21/07/2021 23h27
Não sei.
eles respondem
22/07/2021 00h06
Em gulags, menos ainda..kkk
21/07/2021 19h48
A grande caça as bruxas protestante e puritana, é importante ressaltar. As mesmas pessoas que condenam a Igreja são as que enaltecem Robespierre, ditadores como Stalin, ou assassinos como Chê Guevara.