São dois contextos diferentes.
Réplica é por exemplo quando tem um tênis da Nike e fazem um tênis com aquele ✓ mas colocam um nome parecido, só que não igual. Nesse caso não é crime.
Pirataria é você compartilhar algo ilegalmente e ganhar dinheiro com isso, sendo que quem deveria ganhar foi a pessoa que criou. Nesse caso a prática é um crime.
24/07/2021 15h39
Réplica é o nome gourmet da pirataria.
25/07/2021 05h30
Segundo Gediel Araújo, "réplica é a oportunidade que o juiz abre ao autor para que ele se manifeste sobre a contestação apresentada pelo réu. Embora na prática forense isso seja feito de forma indiscriminada, em quase todos os processos, a réplica só é obrigatória em situações específicas."
http://genjuridico.com.br/2020/09/30/o-que-e-replica/

Pirataria (L10965/03) consiste em obter lucro direto ou indireto decorrente da reprodução de bens, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do detentor do direito de uso da marca ou patente. Ainda existe a questão da biopirataria, principalmente na Amazônia, onde o gringo vem disfarçado de ONG, observa os índios, rouba os matos, fabrica a versão sintética da substância de interesse no país deles e depois, vende ao Brasil esta reprodução.

Réplica consiste em reprodução técnica de bem sob a autorização do detentor do direito.
eles respondem
anônimo
24/07/2021 15h30
Tudo é falsificação.
anônimo
24/07/2021 15h31
Mesma coisa
anônimo
24/07/2021 15h32
Que o pirata é o que ta na sua casa e a réplica ou original estão nas maos de riquinho ou da loja
anônimo
24/07/2021 15h33
Acho que o pirata não é necessariamente uma réplica, mas os dois são piratas
24/07/2021 15h34
Nenhuma, réplica e produto alternativo são nomes bonitos para pirata
anônimo
25/07/2021 04h56
basicamente, são a mesma coisa...uma imitação de alguma coisa. porém a réplica é feita com autorização do dono e o produto pirata não