Digo, levando em consideração que estamos no Brasil, é provável que, onde você mora, até um padeiro seja obrigado a ter inscrição em conselho para exercer sua atividade.
Mas considerando áreas cujas atuações são mais "visadas" nesse sentido (medicina, direito, engenharias, educação física, entre outras), você conhece algum "infrator"?

***

Estive pensando como é comum na minha área a atuação na clandestinidade, com ou sem testas-de-ferro, devido ao risco de executar uma função supostamente atribuída a outro tipo de profissional por Conselhos, ou às exigências, que atingem especialmente quem ainda não tem o diploma.
E dado que essas organizações foram frutos de articulações políticas e já estão consolidadas, é bastante difícil rebatê-los racionalmente. Do contrário, poder-se-ia apontar, por exemplo, a seguinte contradição:
"O conselho diz que apenas sua autorização pode garantir aos outros que eu tenho conhecimento e sou capaz de exercer minhas funções. Eu não tenho registro no conselho, logo ele não pode garantir que eu tenho conhecimento e sou capaz de exercer minhas funções. Então, ou ele assume que eu tenho conhecimento e capacidade e qualquer punição contra mim é injusta, ou ele assume que eu não tenho nem conhecimento nem capacidade e afunda as próprias provas, ou ele assume que não pode assumir nada acerca do meu conhecimento e capacidade baseado no seu registro.".

eles perguntam
2 1
elas respondem
anônima
24/07/2021 20h45
24/07/2021 21h04
Sim, estudou uns 2 anos engenharia e já pegava obra se apresentando como engenheiro.
eles respondem
24/07/2021 21h03
Nem saio de casa, não conheço ninguém.