É o processador ou a memória?

Tenho um notebook com processador i5 e memória de 4gb, que tá me dando muita dor de cabeça para trabalhar com programas pesados, demora demais, trava demais, tem arquivos que nem sequer abre.

Não tenho muito dinheiro para comprar um novo e muito bom, mas queria saber o que posso fazer para melhorar esse meu, se devo trocar só a memória RAM ou o processador ou outra coisa mais? Alguém que entende disso, me ajuda aí, pfvr.

elas perguntam
13 1
eles respondem
24/07/2021 21h07
Recomendo que compre um ssd e mais 4gb de ram.
Meu notebook era uma puta carroça, mas quando fiz essas modificações ele ficou MUITO rápido
24/07/2021 21h15
Para a troca do processador fazer uma diferença boa tem que trocar para um muito superior. Instalar mais memória RAM permite rodar programas mais pesados sem ir para memória virtual então deve ficar menos lento. Para reduzir o tempo de carga também é bom trocar o seu HD por um SSD, isso com certeza vai dar uma diferença notável.
24/07/2021 21h16
Olha eu tenho um notebook da marca intel que tb é um i5 com 4 de ram e realmente está bem lento.
Do pouco conhecimento que tenho oq ajuda a melhorar a performance do computador seria uma placa de vídeo (para coisas mais pesadas), mas como é notebook não vai dar certo.
Pra vc acho que o ideal seria como o amigo ai em cima falou, um ssd e 4 gb de ram... e claro que formatar as vezes ajuda tb
24/07/2021 21h15
Qual é o clock do processador? Tem SSD? A memória é soldada, ou pode expandir?
24/07/2021 21h15
É a placa de vídeo.
Só compre notebooks com a RTX 3080.
O resto não presta.
anônimo
24/07/2021 21h17
Olá.. Rsrs
Qual é a geração do processador desse notebook? A geração é muito importante pra saber qual o principal problema.
E quais programas estão travando?
24/07/2021 21h22
Dependendo do tipo de programa, pode ser placa de vídeo também.
25/07/2021 02h32
Ambos na verdade são importantes. Caso o PC não tenha memoria RAM suficiente, ele começa a jogar a bucha para o processador que fica lento. Mas também não adianta ter uma quantidade absurda de RAM com um processador mixuruca. Um tem que acompanhar o tranco do outro.

Você precisa abrir o seu gerenciador de tarefas e ver qual componente do seu PC está no limite, se é o processador ou a RAM.

Por ter apenas 4 GB de RAM, acredito que o seu problema seja a falta de memoria, já que o i5 costuma ser um bom processador.

Te recomendaria no mínimo uns 8 GB de RAM para abrir programas mais pesados hoje em dia sem aqueles travamentos chatos.
25/07/2021 02h35
É só trocar as teclas.
25/07/2021 03h58
É só botar no 220v que ele fica uma bala.
25/07/2021 04h02
Talvez uma simples formatação já resolva seu problema
anônimo
25/07/2021 04h09
Usa Windows? Aconselho se mudar para o Linux, se não, desative alguns programas ou recursos que não possuem nenhuma utilidade para tornar o PC mais rápido.
anônimo
25/07/2021 04h11
4gb de RAM tá inutilizável nos dias de hj. O Chrome já puxa quase tudo
elas respondem
24/07/2021 21h19
Instala o CCcleaner e faz uma limpeza geral.
Eu uso o WhatsApp web e descobri que todas as imagens que eu abria ficavam salvas, mesmo eu não salvando.
Até os anexos de e-mail tbm estavam salvos, mesmo eu só visualizando on-line.
Tbm excluí muitos arquivos duplicados, arquivos antigos que eu nem lembrava que existiam.