No geral, sim. Encarece a contratação e impede que trabalhadores menos qualificados tenham um acesso mais fácil ao mercado de trabalho.

O brasileiro ganha pouco? Sem dúvida, mas produz muito pouco, também. A produtividade média de um americano é quase 4 vezes maior.
anônimo
26/07/2021 16h26
Pois é. Vou começar a falar como meu pai. Olha sou classe alta somos super bem de vida, isso tudo aconteceu na minha vida porque soubemos escolher um bom governador, mas como diz meu pai pobre que votou no bolsonaro tem que se ferrar mesmo, tirou bolsa familia, quase tirou sus, e agora ta diminuindo o salário dos trabalhadores e principalmente dos funcionarios publicos
26/07/2021 16h20
A função é justamente proteger o trabalhador... se dá certo ou não, aí é outra história
anônimo
26/07/2021 16h23
Não
Foi um exigência dos próprios trabalhadores não foi uma imposição estatal, Getúlio não fundou as leis do trabalha no Brasil ele apenas consolidou e acrescentou em conquistas prévias da classe trabalhadora, a CLT é a última barreira do Brasil frente a barbárie é um pacto de minima civilidade fundada na nova república.
26/07/2021 17h26
Muito pelo contrário, se com a CLT já é cheio de exploração, imagine sem... Aliás, o Brasil é o único país do mundo que possui DIREITOS trabalhistas "bons", tais como: Férias remuneradas, 13º Salário etc
26/07/2021 20h06
A CLT é responsável por proteger o trabalhador
26/07/2021 19h07
Sim, se queimar ela já é uma melhora enorme. Sem contar que foi criada por uma fascista, cadê aquele papo?
26/07/2021 20h28
Em partes, sim. Mas não é o principal fator que prejudica.

Ter direitos trabalhistas não é o problema, o problema é quando tais direitos não acompanham o desenvolvimento econômico do país que justifique esses direitos.

Se o país e a economia vão bem, os direitos não serão um problema pois compensa as partes.

Mas, quando a economia vai mal, o que quase sempre acontece no nosso país, dai prejudica, sobretudo as pessoas menos qualificadas. Empresários e investidores não vão se arriscar nesse emaranhado de leis e direitos em excesso em um país improdutivo e com pessoas desqualificadas, é o mesmo que jogar dinheiro fora.

Por isso, nesse caso, sim, acaba prejudicando os mais pobres e menos qualificados no mercado de trabalho.

O problema é que nosso país ainda é emergente, pobre, não tem uma economia que justifique tantos direitos trabalhistas. Há países ricos por ai que é mais barato contratar do que no nosso e os trabalhadores ganham até mais do que o brasileiro com mais direitos, portanto ter direitos trabalhistas não garante melhor remuneração e melhor qualidade de emprego, é uma ilusão que o governo dá a população como forma de "confortá-los".

Além disso, há várias formas que empresários e até pessoas da política usam para "burlar" os direitos trabalhistas no Brasil, como exigir que a pessoa abra uma MEI, reduzir os salários ao máximo para pagar os tais direitos, ou então frear a contratação, gerando mais desemprego, como forma de manter os que já estão contratados.

As pessoas não podem cair nesse golpe de "direitos trabalhistas", isso é engodo. O que o povo deveria cobrar é que os políticos parem de roubar da população via tributação excessiva, que encarece o custo de vida no país, reduzir a burrocracia que só atrapalha a população, rico e pobre, e parar de assaltar os cofres públicos, isso sim.

Direitos é um benefício concedido, não é algo inerente que nasce com o ser humano, quem cria essa ideia são esses pseudo comunistas.
anônimo
29/07/2021 23h45
Não.. Por que?
Porque o Estado não deveria existir.
Fim.
elas respondem
26/07/2021 19h11
Muito pelo contrário, se as coisas já não vão muito bem com as garantias da CLT, imagine sem.
anônima
26/07/2021 19h11
Não.
anônima
26/07/2021 19h12
Certeza em, igual o resto das leis. Um perigo isso ai
anônima
29/07/2021 23h06
Sim