Segundo Dan Ariely, não! No seu livro "a mais pura verdade sobre a desonestidade" ele conclui que a desonestidade é inerente ao comportamento humano, todos têm a tendência de trapacear, não o suficiente para serem vistos como desonestos mas o bastante para tirar alguma vantagem.
Nossa etnia não tem relação nenhuma com a corrupção, temos "apenas" que mudar nossa cultura. Parar de enxergar isso como algo comum é intrínseco a nós...

O vídeo abaixo fala sobre isso, já tem 7 anos mas é muito didático e ainda se mantém absolutamente atual... não vão consumir nem 6 min da tua vida, vale a pena assistir.

eles perguntam
7 15
elas respondem
anônima
28/07/2021 23h59
Não, o povo brasileiro é o mais honesto que existe, a começar pelos políticos.
28/07/2021 23h34
Está na má educação familiar do brasileiro.
Para mudar cultura, o trabalho é de longo prazo. Eu ensino a meu filho e o resultado efetivo será numa geração que não verei, mas fiz a minha parte.
anônima
02/08/2021 09h01
Concordo
Latinos tendem a ser desonestos mesmo
10/08/2021 18h30
Veio nas caravelas, e ao mesmo tempo já estava por aqui.
anônima
10/08/2021 18h28
Isso vem de dentro de casa. A educação ajuda e muito nessa questão. Acontece que muitos tem filhos e não querem saber de educar, às vezes esses mesmos não receberam educação e assim vai um looping infinito.
28/07/2021 23h36
éhh... mais ou menos. eu com 7 anos de idade copiei a assinatura da minha mãe pra n levar bronca ent n tenho moral nenhuma pra discordar LKKKKK
28/07/2021 15h37
Vem da cultura, o meio que a pessoa está inserida e convivência.
Mas concordo, nem todo mundo é assim. Eu pelo menos não sou.
eles respondem
20/08/2021 19h56
De todos os tipos de diversidades que o humano tem, a honestidade é uma delas. Por isso existem leis e punições.
20/08/2021 21h19
Eu vejo isso por uma perspectiva de incentivos, um sistema que pune pessoas honestas e premia trapaceiros é onde se vê mais filhadaputagem.
anônimo
02/08/2021 09h15
Não é do brasileiro, é do ser humano. O que muda é o quanto cada sociedade é complacente com a corrupção, não só nos níveis políticos, mas também em casa, no dia a dia, do achar um celular e não devolver ao roubo propriamente dito. A visão de Hobbes é certeira.
anônimo
28/07/2021 15h44
Jeitinho brasileiro não existe quem inventou isso foi Sérgio Buarque de Holanda, ele fez tudo isso de maneita vil em Gilberto Freyre esse " espirito brasileiro" é exaltado de forma ambígua e complexa, toda criatividade, leveza, sensualidade... é quase motivo de orgulho para Gilberto Freyre já Holanda diminui e rebaixa a brasilidade de maneira até racista e a mídia deu um jeito de propagar esse ideia com o fins de manipulação politica e social, no fim o que é um povo sem orgulho e uma boa estima?
28/07/2021 15h52
Um arranjo cultural muito promovido por herança histórica também, em todo o processo de colonização.
Sim, a imensa maioria tem seus momentos de pelo menos pequena corrupção.

Não tinha moça de vinte anos da alta sociedade manauara tomando vacina quando nem os velhim de 90 tavam tomando? Pois bem
anônimo
10/08/2021 18h29
O brasileiro que está no sangue da corrupção.
anônimo
02/08/2021 03h32
No sangue de todos bolsominions.
anônimo
18/01/2022 06h49
Lá vem. Até mesmo o Japão, que é considerado o país com a cultura mais educada, há problemas como a Yakuza, delinquência juvenil, corrupção de alguns políticos e etc. Sei disso porque já morei próximo a Nagoya. Moral da história é que o ser humano é corrupto por natureza desde quando começou a praticar o mal. Os Brasileiros aprenderam com os Portugueses, os Portugueses aprenderam com os Romanos... mas e Roma? aprendeu com quem?

Por mais corrupta que a sociedade de Roma tenha sido ela chocou os povos latinos e trouxe civilização as tribos bárbaras germânicas.
28/07/2021 15h19
Não de todos, ainda existem pessoas honestas.
anônimo
18/01/2022 06h41
Não. Só no sangue dos safados.
anônimo
10/08/2021 18h29
Não li tudo mas respondendo a sua pergunta infelizmente sim.

Poucos Brasileiros não se corrompem quando o assunto é dinheiro e poder.
28/07/2021 23h32
O que quebra no Brasil é o nosso sistema, ele induz as pessoas a corrupção.

Nosso sistema beneficia os desonestos e penaliza os honestos, beneficia a elite e penaliza o povão, beneficia a classe política e militar e penaliza o civil, beneficia o ladrão e penaliza o trabalhador.

Enfim, pensa, é foda num país como este não ter tanta corrupção.

Uma terra sem lei e sem educação não tem como dar certo.
28/07/2021 15h36
Acho que não! Ou eu não sou brasileiro pelo jeito kkkk
28/07/2021 15h34
Não, mas o sistema nós faz ser, em algum momento, corruptos. A burocracia é uma delas. És uma maldita herança do Brasil colônia e que ainda perpétua até os dias atuais.
28/07/2021 15h28
Eu sou corrupto ao extremo.