Mesmo em países em que a igualdade de gênero é "plena" há décadas, a falta de mulheres nessas áreas continua. Por outro lado, áreas de ciências humanas ainda recebe a maioria das mulheres, como exemplo a psicologia.

O que explica isso?

eles perguntam
4 9
elas respondem
anônima
30/07/2021 11h11
Desde pequena as mulheres nunca são incentivadas a irem para essas áreas.
30/07/2021 11h14
a número está aumentando, a igualdade de gênero está longe de ser plena (100%), e isso vai desde a criação ao incentivo e representações de mulher na área.

mas nesse caso, você pode ser que a mídia não exibe muitas profissionais da área, e programas para incentivar meninas começaram a vir com força recentemente, sou de ciências exatas, e minha sala está praticamente dominada por mulheres, vejo cada dia mais nesse campus da universidade
anônima
30/07/2021 11h18
Leia aqui:

https://jornal.usp.br/universidade/por-que-as-mulheres-desapareceram-dos-cursos-de-computacao/

O artigo foca em cursos de tecnologia, mas fala um pouco sobre as outras ciências exatas também.

"Propagandas midiáticas, a educação escolar e a própria família têm influência na criação do estereótipo de que homens são melhores na área de exatas, enquanto mulheres se dão melhor nas humanas. A falta de representação de mulheres na área também é um fator fundamental."
anônima
30/07/2021 11h26
O maior problema é o machismo, dentro da propria familia, a falta total de incentivo familiar, aliás, coitada da menina que pensa em estudar ciencias exatas ou engenharia, é massacrada pela familia. Normalmente tem pais que são totalmente contra uma filha mulher pensar em estudar uma engenharia quimica ou da informática. As proprias mães preferem que suas filhas sejam umas idiotas e interesseiras por homem rico, donas do lar, e quem nem estudem, para ficarem sempre dependentes delas (das mães) o resto das suas vidas.

E os pais homens, alegam, que isto é coisa de macho e não de mulher.
eles respondem
30/07/2021 11h13
falta de estímulo talvez
anônimo
30/07/2021 11h13
Cadê os estudos em sites confiáveis?
anônimo
30/07/2021 11h19
As mulheres já dominam todas as outras áreas. Elas já são a maioria nos outros cursos. A única área que elas ainda não são a maioria eh nas ciências exatas. Sem falar que em média as mulheres têm mais anos de estudo que os homens, ou seja, elas têm mais pos graduação que os homens.
Mas o pessoal não consegue valorizar isso.
30/07/2021 11h13
afinidade e costumes, áreas de exatas e construção já são muito fixas no cenário masculino, já estudei pra concurso militar e mais de 90
30/07/2021 11h14
precisa de estudos estatísticos, mas eu ja sei que é verdade. A diferenca se torna drastica quando se compara quimica e biologia com fisica e engenharias. Nossa, há MUITA diferença
anônimo
30/07/2021 11h16
Patriarcado.
30/07/2021 11h33
Sua pergunta me fez lembrar q da até um tesão quando alguma mulher me explica matemática rs
30/07/2021 11h34
Boa pergunta. Também acho um fenômeno interessante. Freud talvez explique.
30/07/2021 15h29
Culpa da Dilma Rousseff