Mesmo em países em que a igualdade de gênero é "plena" há décadas, a falta de mulheres nessas áreas continua. Por outro lado, áreas de ciências humanas ainda recebe a maioria das mulheres, como exemplo a psicologia.
a número está aumentando, a igualdade de gênero está longe de ser plena (100%), e isso vai desde a criação ao incentivo e representações de mulher na área.
mas nesse caso, você pode ser que a mídia não exibe muitas profissionais da área, e programas para incentivar meninas começaram a vir com força recentemente, sou de ciências exatas, e minha sala está praticamente dominada por mulheres, vejo cada dia mais nesse campus da universidade
O artigo foca em cursos de tecnologia, mas fala um pouco sobre as outras ciências exatas também.
"Propagandas midiáticas, a educação escolar e a própria família têm influência na criação do estereótipo de que homens são melhores na área de exatas, enquanto mulheres se dão melhor nas humanas. A falta de representação de mulheres na área também é um fator fundamental."
O maior problema é o machismo, dentro da propria familia, a falta total de incentivo familiar, aliás, coitada da menina que pensa em estudar ciencias exatas ou engenharia, é massacrada pela familia. Normalmente tem pais que são totalmente contra uma filha mulher pensar em estudar uma engenharia quimica ou da informática. As proprias mães preferem que suas filhas sejam umas idiotas e interesseiras por homem rico, donas do lar, e quem nem estudem, para ficarem sempre dependentes delas (das mães) o resto das suas vidas.
E os pais homens, alegam, que isto é coisa de macho e não de mulher.
As mulheres já dominam todas as outras áreas. Elas já são a maioria nos outros cursos. A única área que elas ainda não são a maioria eh nas ciências exatas. Sem falar que em média as mulheres têm mais anos de estudo que os homens, ou seja, elas têm mais pos graduação que os homens.
Mas o pessoal não consegue valorizar isso.
precisa de estudos estatísticos, mas eu ja sei que é verdade. A diferenca se torna drastica quando se compara quimica e biologia com fisica e engenharias. Nossa, há MUITA diferença