Sou muito carinhosa e sempre sofro... não aguento mais isso, quero me desapegar das pessoas, parar de ser sempre a que chora no final. Existe uma forma, algumas regras pra se tornar uma pessoa mais fria?

elas perguntam
1 0
eles respondem
30/10/2016 12h06
Acho importante - para a manutenção da própria sanidade - que se nutra um certo cinismo em relação ao mundo. Não esse cinismo que hoje é sinônimo de mesquinharia ou falsidade, mas um cinismo grego que vai no sentido da indiferença e suspensão de determinados valores morais e sociais, sem deixar de se ter uma postura ética frente ao mundo.
Um professor, a uma semana do casamento, resumiu precisamente esse sentimento pra mim durante uma conversa. Disse ele: Olha, Fulano, estou pra me casar em uma semana, não sei se vai dar certo, mas pra mim tanto faz como tanto fez.
É esse "tanto faz como tanto fez", esse dar de ombros, que penso ser importante se nutrir em certa medida. Faz com que o mundo não pese tanto nas nossas costas. Mas é preciso saber a boa medida das coisas. Cinismo em excesso se transfigura em niilismo. Não que não seja interessante, mas não penso ser a "boa medida" e nem o que estás procurando.
Se importar com o outro é gesto maravilhoso, porém a virtude se encontra na "justa medida", não nas extremidades, não nos excessos, nem nas faltas. Não é interessante que a empatia pelo bem-estar do outro suprima o seu estado próprio de bem-estar.
Uma visão otimista em relação ao presente e pessimista em relação ao futuro também pode aliviar esse peso.
Por fim, acho fundamental o que se chama "amor fati", o amor pela vida (e por tudo o que há nela) tal qual ela é, sem grandes projeções, sem esperar do mundo o que a ele não cabe dar, constatar que o mundo não segue uma ordem racional e nos é indiferente, perceber o absurdo do mundo que nos devora a cada passo, e ainda amar a vida, em toda a sua dimensão trágica, pois que é esta e uma só.
Enfim, acho que não dei as respostas que esperavas, não fui objetivo à pergunta - mea culpa -, mas compartilhei algumas reflexões que talvez lhe sejam interessantes.