O termo cyberpunk foi inventado pelo escritor Bruce Bethke em 1980 para seu conto de ficção científica. No entanto foi Gardner Dozois que popularizou essa expressão quando ele chamou de Cyberpunk o movimento de escritórios de ficção científica composto por Willian Gibson, John Shirley, Bruce Sterling entre outros.
A obra mais famosa do movimento cyberpunk eh o livro Neuromancer de Willian Gibson. Foi justamente neuromancer que serviu de inspiração para criação do jogo de RPG chamado cyberpunk e tbm essa porcaria de jogo chamado de Cyberpunk 2077. Na verdade eh mais correto chamar cyberpunk 2077 e outros jogos da franquia de plágio da obra do willian Gibson. Ademais o próprio Willian Gibson já criticou o jogo dizendo que de Cyberpunk não tem nada, só o nome.
Em relação ao ao transhumanismo eh o melhoramento ou aperfeiçoamento do corpo humano através da tecnologia, um exemplo disso seria a personagem Molly millions do conto Johnny Mnemmonic. Ela usa lentes implantadas nos olhos e tbm possui garras metálicas embaixo das unhas.
Em suma eu sou muito fã do Cybepunk, mas tô me referindo ao subgênero da literatura sci-fi que que eh caracterizado como uma sociedade futurística onde existe um contraste com alta tecnologia e baixo qualidade de vida, pobreza, criminalidade. No livro Neuromancer vc tem a a Nigth City que eh um distrito ou bairro perigoso, que comandado por criminosos.
Ah tinha me esquecido de citar a principal obra do Cybepunk além de neuromancer que eh o filme Blade Runner. Eh esse filme que vai definir a estética visual do Cybepunk.