Pareidolia é um fenômeno psicológico comum em todos os seres humanos, conhecido por fazer as pessoas reconhecerem imagens de rostos humanos ou animais em objetos, sombras, formações de luzes e em qualquer outro estímulo visual aleatório.

Mesmo sendo mais comum a pareidolia de imagens, este fenômeno também engloba os sons, fazendo com que uma sequência de ruídos seja interpretada como palavras ou frases com algum significado para o ouvinte.

eles perguntam
5 3
elas respondem
01/11/2016 14h39
Interessante.Se for assim,eu sou constantemente enganada pela pareidolia.
Mas não sabia que esse fenômeno psicológico tinha até nome.
Eu acho que é mais comum quando olhamos para o ceú (nas nuvens).

31/10/2016 22h30
Normalmente vejo formas animais em nuvens e em sombras de árvores
anônima
31/10/2016 23h00
Interessante, Black. Eu não conhecia esse termo. Com imagens eu não me lembro de ter sido enganada, mas com ruídos eu já fui enganada sim =)
01/11/2016 15h09
Sim. Mas não entendi bem se Pareidolia é procurar a imagem propositadamente ou se é enxergar sem querer ou se ambos. Eu já enxerguei uma mulher loira gritando nas manchas da barriga da minha cachorra e era bem estranho. Também vejo sempre alguma cena em desenhos abstratos dos azulejos. Eu acho que tô sempre tentando achar uma imagem em tudo q vejo. Agora o dos sons é bem sinistro. Sempre acho q me chamaram e, quando pergunto pra alguém se me chamou, a pessoa ainda diz "Tu respondeu?". Pq reza a lenda q se vc responde, a assombração aparece ...
anônima
02/11/2016 11h10
Gosto de procurar padrões nas coisas, seja nas nuvens, pinturas, copas de árvores, desenhos abstratos de azulejos tbm.
eles respondem
31/10/2016 23h01
Eu vejo um dinossauro nos galhos de árvore, desenhos na tinta descascada da parede e assim vai.
Também com som.. ligo a alguma coisa.
Loucura, loucura.
01/11/2016 17h01
Aaaah é só ficar sozinho em casa a noite que tenho essa parada...
02/11/2016 11h02
só se usar alucinógeno.