Se sim, em quais sentidos? Isso pode afetar até quando ele/a for se relacionar com alguém?

No meu caso, sinto que me afetou em muitos sentidos...
Queria saber o que pensam sobre e se alguém se sentiu assim também.

elas perguntam
11 10
eles respondem
anônimo
06/08/2021 08h53
Evidentemente e depende do gênero o tipo de prejuízo (assim como as configurações da coisa).

Mulheres, normalmente, usam sua referência paterna, quando saudável, para escolher e interagir com seus parceiros e, quando há problema nisso, as coisas podem ficar bem complicadas.

Caras rejeitados por suas mães tendem a ser carentões/agressivos e assim por diante.
06/08/2021 10h12
Não é algo certeza
Mas qualquer trauma de relacionamentos (afetivos, paterno, materno) podem influenciar (positiva ou negativamente) nas nossas futuras relações
06/08/2021 09h02
Afeta sim e muito, mas ausência é menos pior do que a presença de um pai/mãe lixo.

Todas as pessoas que conheço que cresceram sem a presença de um pai sentem muita falta, talvez seja por isso que meu sogro me trata igual a um filho
06/08/2021 09h46
Cresci sem pai e mãe desde os 11 anos, mas nunca me afetou, eu já era mais reservado antes quando tinha eles
06/08/2021 09h24
E se tiverem pais abusadores?
Hahaha
A vida é sempre um troço louco.
Cada um vai ter que lidar com o mundo independente de como foi criado.
anônimo
06/08/2021 08h57
Eu culpei meu pai, por eu ser gay.
Porém o @Rommel jogou na minha cara que ele tbm foi criado sem pai. E é hétero.
Mais ainda acho que se eu tivesse meu pai. Acho que eu não seria o que sou hoje
anônimo
06/08/2021 09h23
Faz muita falta. Muda muito a vida da pessoa crescer sem uma das duas figuras, homem sem pai acaba não tendo uma referência masculina e não vai aprender várias coisas importantes.
06/08/2021 09h36
Ela pode ficar fracassada feito eu.
anônimo
06/08/2021 09h00
Sim, pode ver que mina sem pai geralmente sempre fracaasam em relacionamentos e escolhem pessimos homens, parece que tem fetiche em homens ruins e que acabam com sua vida. Ja mulheres que tem pais presentes e de excelente carater, nunca reclamam sobre relacionamentos e tal.

Ja homens, so conheci um amigo meu sem mae e ele era bem problematico, mas no aspecto emocional e de personalidade, pq bom carater ele tinha.
anônimo
06/08/2021 19h04
Sim, fui logo ser filho de um paspalho, me dá uma raiva.
anônimo
06/08/2021 10h09
tem até um estudo sobre.
a maioria dos adolescentes que foram presos ou entraram para a vida do crime não tinha pai presente.
a maioria das meninas que são putas ou que engravidaram antes dos 18 anos, não possuiam pai presente.

o estudo diz que o pai presente pode ser o que faz a criança não ir para o caminho errado.

Agora o que eu falo é minha opinião: acho que o filho precisa do pai e da mãe para crescer bem mentalmente na maioria.
mas entre a mãe e o pai tem uma bela diferença que se chama força e autoridade a mãe não possui isso.

a mulher consegue mandar 100% nos filhos apenas quando eles são crianças, quando a menina e moleque chegam na adolescência eles começam a passam por cima dela e ela não tem mais autoridade como antes e eles ja são mais fortes do que ela... a autoridade da mãe muitas vezes acaba ai no momento em que o adolescente precisa de alguém que imponha limite e autoridade...

O pai consegue botar limite e autoridade nos filhos adolescentes além de que o pai geralmente tem o sangue mais frio isso ele da castigos piores do que a mãe e pode até expulsar os filhos de casa coisa que a mãe nunca faz, mas o pai faz. O pai passa mais autoridade e temor.

e também acho que o homem tem a ideia do que é certo e errado muito melhor do que a mulher, a mulher aceita muita idiotice que destrói os próprios filhos, a mulher muitas vezes não sabe o que é certo e errado e os caminhos que podem prejudicar os filhos. é muito mais facil ver mulher deixando a filha ser puta, o filho ser drogado do que um homem.

a sociedade goste ou não o homem é que foi feito para mandar na casa, ele é o principal o que impõem autoridade, respeito e ordem
elas respondem
anônima
06/08/2021 09h57
Sim
Mas uma terapia pode ajudar
anônima
06/08/2021 13h01
Eu não tenho pai.
Desde bem nova nunca soube dialogar com os meninos sem ser ríspida e grosseira, sempre os tratei com indiferença, arrogância.
Com o tempo fui aprendendo a lidar com os homens, e pensando que nem todos são maus.

No meu caso, eu não tinha nenhuma figura masculina na família, sempre fui rodeada por mulheres.
anônima
06/08/2021 14h17
Sim, bastante, se a pessoa não souber lidar com o próprio psicológico e se não tiver apoio afetivo e educacional de outras pessoas pode acabar gerando transtornos fortes. Mas acredito que isso varia muito da genética também. O sentimento de rejeição inconsciente acaba transparecendo em diversos setores da vida, principalmente na autoestima.

Eu trabalhei com crianças e pude perceber que a maioria das crianças que não possuíam pais (e principalmente mães) presentes tinham comportamentos destrutivos e eram muito carentes afetivamente e de atenção, mesmo que a atenção fosse negativa.
06/08/2021 09h04
enfim, o daddy issues
06/08/2021 09h33
esse papo de Electra e blá blá blá é um tema complicado, e a maioria das pessoas vem com esse papinho de bosta para manipular, psicanálise...

mas TUDO na sua vida vai influenciar em alguma coisinha, porém não é bem assim no fim faça terapia e tente descobrir as raízes de seus problemas, se você teve um pai ou mãe merda algo em você ou em sua vida será afetado, mas focar em seus relacionamentos amorosos é besteira

venho percebendo isso
anônima
06/08/2021 12h35
Provavelmente sim.
anônima
06/08/2021 12h48
Não, pais são inúteis.
06/08/2021 14h13
Aí depende, tem presenças que se fossem ausências causariam menos dano.
anônima
06/08/2021 19h14
Não tive nenhum dos dois presentes, meu pai morreu quando eu era bem nova e minha mãe até hoje não me dá amor e carinho então é como ela não estivesse na minha vida, me tornei uma pessoa mais introvertida por causa disso tudo