Eu acho que não existe alma gêmea. É que muita gente romantiza demais um relacionamento amoroso.
Ora, todo indivíduo tem sua individualidade. Não é mesmo?
Enfim, vou te passar algumas recomendações.
1. Cuidado para não se relacionar com alguém muito imaturo. Você quer alguém para compartilhar seus conhecimentos e sua vida, assim como receber coisas boas também, ou ensinar essa pessoa a viver?
2. Vislumbre mais o esforço, a dedicação e a atenção que esse alguém tem a você do que a própria aparência. Eu sei que ter filhos muito bonitos e saudáveis é o sonho de todo mundo - e isso é muito bom! No entanto, tem muita gente osciosa nesse mundo, que quer "se deitar" em você;
3. Confira a fé (evangélica, budista, islâmica, católica etc.) da/do pretendente, pois isso conta muito também. É fato que não precisa ser da mesma fé, mas eu particularmente não aceitaria alguém ensinando meu filho a rezar um terço, pois o fundamento da minha fé é exclusivamente a Bíblia;
4. Se essa pessoa dá sinais de ser uma pessoa comedida até mesmo em momentos estressantes;
5. Olhe para como os pais são, pois te dirão muito sobre ela (se serão gordas ou magras, se um desses fatores é um problema para você, por exempo).
Obs.: Enfim, não quis exaurir sobre como ter um relacionamento feliz e bem sucedido, se é que seja possível tamanha proeza para um mero ser mortal, mas apenas pontuar algumas coisas que considero interessante de se pensar.
Tenha uma boa noite!