Tenho uma tia que nunca trabalhou na vida, ela era totalmente dependente do marido. Ela tem 51 anos e era apenas dona de casa.

Só que o marido deixou ela e se casou com outra, ela se viu sem renda alguma e eu por ter alguns contatos acabei conseguindo trabalho pra ela como Copeira.

Será que ela terá direito a aposentadoria depois dos 60 ou ela teria que ter contribuído por 30 anos?

Ela estava passando necessidade, vivendo da ajuda financeira dos filhos e parentes, agora está mais feliz com o emprego.

eles perguntam
1 4
elas respondem
anônima
11/08/2021 18h12
Era casamento parcial de bens? Tem gente que pede pensão na justiça, o que é muito justo já que a pessoa dedicou a vida toda sendo dona de casa
eles respondem
20/08/2021 12h06
Rapaz, esquecendo a reforma da previdência, existia a seguridade social em que ela poderia aposentar por idade, independente de ter contribuído.
Como falta 15 anos, talvez ela entre na nova lei. E é tudo muito complexo, somente especialistas podem responder.
anônimo
11/08/2021 19h35
Não sou "doutor" no assunto, mas acho que ela poderia se aposentar pela idade.
12/08/2021 23h02
Não manjo muito disso, mas para ela se aposentar por idade, deverá ter contribuído por pelo menos 15 anos. Tem outras regras também, de tempo de contribuição e/ou um sistema de pontos de tempo de contribuição + idade. Dependendo do que se enquadrar ou optar vai influenciar no valor da aposentadoria.
20/08/2021 12h27
Eu acho q ela tem q ter 15 anos de contribuição e 61 anos e 6 meses