Já existe um número significativo de pesquisas que atribuem ao celular um papel determinante para o fim de relacionamentos. Um dos estudos mais famosos a respeito desse tema foi realizado por James A. Roberts e Meredith David, da Universidade de Baylor, nos Estados Unidos. Os pesquisadores atribuíram o nome de “phubbing” para o fenômeno da interferência dos smartphones nos relacionamentos amorosos.

Para entender o que significa essa palavra, basta observar a sua origem semântica que combina duas expressões: phoning (ato de usar o smartphone) e snubbing (ato de esnobar ou ignorar alguém). Basicamente, se trata da forma como um indivíduo simplesmente ignora as pessoas à sua volta (nesse caso, especificamente o parceiro) para atender as demandas geradas pelo seu telefone.
Uma pessoa que está em um relacionamento com alguém que passa boa parte do seu tempo olhando para a tela do smartphone, tende a se sentir desprezada. Conforme pequenas atitudes, como responder uma pergunta com “uhum” ou dizer “desculpe, não prestei atenção ao que vc disse”, vão se acumulando. Assim, a outra parte tende a ter sua autoestima e autoconfiança minadas.
Os níveis de insatisfação com o relacionamento gerados pelo phubbing tendem a aumentar os níveis de insatisfação com a vida e isso acarreta inclusive no aumento da tendência a desenvolver depressão. A infelicidade gerada pelo uso extremo do smartphone no relacionamento pode interferir no desejo do casal de permanecerem juntos. A pesquisa ainda concluiu que, para boa parte das pessoas, as pequenas distrações geradas por seus smartphones não representam grande impacto no relacionamento. Uma percepção bastante equivocada, pois todo comportamento repetitivo gera uma resposta, sim, na outra parte.Se vc costuma pedir constantemente que seu parceiro repita o que acabou de dizer ou que espere até vc terminar de responder ao WhatsApp para lhe dar atenção, pode estar gerando uma insatisfação que começa pequena, mas que com o tempo se torna grande.

eles perguntam
3 5
elas respondem
anônima
27/05/2022 19h51
Claro que sim leva a término, e fica pelo virtual mesmo a pessoa quer nem saber de vc depois guarda rancor e os caralho por causa de Whatsapp ou RedSocial
12/08/2021 02h12
O que levar uma depressão mesmo de verdade tem vários fatores família, pais ,irmãos ,emprego ,namorado que traí com outra , stress, triste,solidão, celular serve pra muita coisa boa ,mais tbm tem essa coisa sabe xvideos a pessoa vive mais virtual, minha depressão me ajudar com celular eu converso distraio e assim viu música é bom ajuda .
anônima
12/08/2021 02h17
Complicated.
eles respondem
12/08/2021 08h46
Como mulher é paranóica, sim.
12/08/2021 01h49
Claro que pode
Celular é a peste na vida de casal
Celular veio pra concretizar o "se procurar, acha"
Não tô nem dizendo que o cara fica de putaria com as meninas, mas é que pra desagradar a dama, basta um comentário bobo num grupo de putaria
Eu vivo com isso, esses BO aí não levam a nada
Não traio, sou sujeito homem, mas também não vou deixar de fazer uma bagunça de leve
12/08/2021 04h38
Não li mas concordo, rss.
anônimo
20/07/2022 05h51
Não pode compartilhar, é separação na certa.