Usa exemplos

eles perguntam
2 7
elas respondem
anônima
15/08/2021 11h31
Pelo que vi é uma forma de abuso
eles respondem
15/08/2021 11h22
Não sei. O que é?
15/08/2021 11h22
na minha terra chamam de coisa de pau no cu
15/08/2021 11h23
Vá a merda
15/08/2021 11h29
Não sei e nem vou pesquisar.
anônimo
15/08/2021 12h00
Vou dar um exemplo prático:

Imagine um casal, Maria e Junior. Junior agride e abusa físicamente e psicologicamente de Maria, mas apesar de tudo a Maria acredita que Junior ama ela, pois apesar dele abusar dela ela acredita que ele cuida dela, pois apesar das agressões, diversas vezes ele se mostra cuidador (apesar de que na maioria das vezes ele é muito mais abusador que "cuidador"). Maria não pode trabalhar e não pode sair muito de casa, pois Junior acredita que isso não é algo que uma mulher de família deve fazer, e apesar de tudo, Junior parece estar sempre por perto mesmo longe. Maria tem sua melhor amiga chamada Julia, Julia frequentemente tenta aconselhar Maria, pois já notou os abusos sofridos da amiga, Junior sabe disso e a todo momento diz para Maria que essa amiga tem inveja dela e da família que eles formaram, assim como a mãe dela que também é outra invejosa e tem ressentimento da vida dela e que acaba descontando na filha. Junior acha que Maria deveria ficar longe dessas pessoas que querem destruir a vida dela e por isso deve ficar próximo a ele, pq ele quer o bem dela e entende ela de verdade, por esse motivo Maria já chegou a um ponto em que ela não se importa de ser abusada, pois ela já chegou a acreditar que isso é necessário pois Junior é o único que entende ela, afinal Junior já repetiu isso tantas vezes para ela e impediu ela de ouvir os outros que hoje ela acreditou e hoje ela mesma se ficou contra Julia e a Mãe dela.

Em outras palavras, o agressor gaslighting cria um mundo fantasioso na vítima onde faz ela acreditar em que ele é a solução dos problemas dela, que a vítima precisa dele e consequentemente fique mais frágil a receber os abusos dele. O agressor geralmente sempre tenta estar por perto e impede a vítima de ter um contato externo com o mundo e convence ela a acreditar que o mundo está contra ela e ele é o único caminho dela. É uma das táticas de manipulação mais antigas, usada por políticos, líderes, psicopatas...
anônimo
15/08/2021 12h01
Sim, uso no dia a dia