Eu passei num curso na federal daqui, num curso não tão requisitado, e não muito valorizado, mas foi o que deu, vai começar mês que vem, porém estou trabalhando de segunda a sexta o dia inteiro das 7h as 18h. Chego em casa super cansada, tbm pq demoro muito para chegar em casa, e ainda mais em pé em transporte lotado....

Minha mãe me coloca uma pressão infernal para eu passar num concurso público (que acho muito difícil que eu passe) e não quer que eu faça a faculdade, quer que eu fique tentando concurso público. E fica me julgando e me colocando pressão, eu não sei mais o que faço. Não posso ficar perdendo tempo com algo que não vai me levar a nada, seja uma faculdade a mais que talvez eu não consiga nada (já sou formada em outro curso que fiz numa particular e não estou feliz na profissão e para piorar é super difícil eu arrumar emprego, fiquei quase 2 anos desempregada tentando na área e nada), ou perder tempo estudando para concurso que talvez eu nunca passe.

Isso me angustia demais, acho que me matar seria menos doloroso, me sinto uma completa incompetente que não sabe o que quer fazer na vida.

Não me pergunte qual graduação fiz e qual irei fazer, não quero me expor. Se desse para perguntar em anônimo até falaria.

elas perguntam
10 5
eles respondem
anônimo
03/08/2022 15h22
Concurso
15/08/2021 20h53
depende bastante dos seus objetivos a longo prazo, eu particularmente adoraria passar num concurso pra ter estabilidade e segurança financeira, mas o que eu almejo de verdade se encaixa mais no empreendedorismo e acredito que um curso superior vai me ajudar mais
15/08/2021 23h20
Sinceramente não sei se a vida é complicada ou se é a gente que complica. Eu nunca havia estudado pra Concurso Público e resolvi tentar, mesmo depois de ter saído o edital. Inclusive cometi a loucura de pedir demissão do serviço, para ter mais tempo de dedicação para os estudos. Não vou mentir, não está sendo fácil! Eu não só quero, mas me sinto OBRIGADO a passar. O pior é que eu já fiquei muito tempo desempregado. Se eu não passar, pedi a Deus pra pelo menos me mostrar um local de trabalho onde eu me sinta realizado, feliz e que não demore pra isso acontecer.
anônimo
15/08/2021 20h50
Li não.
anônimo
15/08/2021 21h20
Faça o que vc gostar...

Vc é formada no que?
anônimo
15/08/2021 21h21
Não li, mas sendo breve, aconselho fazer faculdade.
15/08/2021 21h28
Olha veja como esta o mercado de trabalho na sua cidade, pois tem EAD em tecnólogo que dura entre 2 anos há 2 anos e meio. Quem sabe e uma boa escolha ou não. Por fim isso só cabe a você a analisar e decidir o que vai fazer. Olha no meu caso tem fabricas de joia e langeri na minha cidade e 2 empresas de publicidade e eu sei que essas empresas vira e meche procura alguém que esta estudando ou trabalhando com marketing, sendo assim ano que vem vou fazer EAD em marketing que é um tecnólogo que dura 2 anos acredito que com 1 ano ja da pra ir trabalhando na área.
anônimo
15/08/2021 21h38
Complicado, moça, jogar essa pergunta assim. Sua mãe está jogando uma pressão desnecessária em você, entendo que ela só quer que você tenha algo, que não passe por essa situação de ficar dois anos com dificuldade para procurar emprego. Esse curso que você fez é uma área que você quer seguir? Acredito que muitos cursos você não possa trancar sem ter nada concluído. Pode trancar, sei lá, depois do primeiro período para não perder o curso. E aí partir para algum concurso. Isso se você quiser mesmo ser uma servidora pública. Concurso público, apesar de não ter grandes segredos (é dedicação, foco, constância, estudos, questões, treinos, emocional...) vai demandar de você muita força de vontade. Você vai cansar. Tomar porrada. Querer desanimar. E aí é que entre o porquê de você ter entrado naquele caminho. O que você quer. O que almeja. Isso é que vai fazer com que você levante e continue. Que você foque. Palavra de ex concurseiro. E você é completamente capaz. O assunto é um só e você não é pior nem melhor que ninguém. Com aqueles "segredos" você consegue.

E é algo completamente normal você não saber o que quer. Não se preocupe com isso.

Agora, mesmo com esses conselhos, não se sinta obrigada a seguir o que eu falo ou que qualquer pessoa fala. Conheça-se.
15/08/2021 23h10
Faz nenhum, seja igual a mim.
03/08/2022 15h27
Depende do que você quer, nunca faça algo que você não queira, busque dar prioridade no que é mais importante, como sua mãe te coloca pressão, imagino eu que você está cheia de vontade de sair da casa dela, foque em continuar no trabalho, juntar dinheiro e sair da casa dela, você já tem uma graduação, pelo menos não está zerada, quando ficar mais tranquilo, aí decide sobre o que quer fazer na vida.
elas respondem
03/08/2022 15h41
Eu iria pelo caminho do concurso público se estivesse na sua situação
Também fiquei anos em faculdade pública e não deu em nada !!! Acabei largando e fui pra uma particular, q foi onde me formei.

Mas perdi anos da vida nessa indecisão de curso de faculdade
Já podia ter passado num concurso público e me estabilizado financeiramente.
Então já q vc tá perguntando, faça primeiro o concurso e depois vc pensa no q quer estudar na graduação
anônima
15/08/2021 20h53
Vc nem começou a estudar e já tá dizendo que não vai passar. Seja menos pessimista e estude.
Eu no seu lugar continuaria no emprego e estudaria pra concurso, vai ser puxado mas nada é fácil pra quem não vive de herança.
anônima
15/08/2021 20h53
a maioria dos concursos com um salário mais bacana, tem que ter nível superior, então faz a faculdade e depois faz o concurso, meu conselho
anônima
15/08/2021 20h57
Não se cobre tanto. Mas vc já é formada e tem um emprego. Acho que já pode ficar estudando para concurso msm. Mas decida por vc, não por sua mãe. Cobrar os outros é fácil, quero ver fazer.
15/08/2021 23h17
Oi flor, o erro de muitos é não valorizar as pequenas conquistas, o curso não é concorrido, mas com certeza alguém queria ele ou não? Você parece não gostar do curso, certo? faça o que ama, concurso público vai exigir mais dedicação, não diga que não dá, mas se você não tem sonho em nenhum área então vai ser difícil se animar e persistir no primeiro fracasso. Se for cristã abre o coração a Deus, além de relaxar, o Senhor pode te ajudar dando orientação, mas precisa confiar nele de verdade. Aproveita e escuta essa linda pregação com oração: