Os estudos mais pessimistas apontavam que até a primavera o talibã tomaria a primeira cidade. No entanto, neste domingo, após a fuga do presidente Ashraf Ghani, o talibã toma Cabul e volta ao poder no Afeganistão depois de 20 anos da ocupação norte-americana.

Atualmente os EUA é o país com os maiores gatos militares do planeta. Detentor de 11 porta aviões e mais 2 em construção, o único a operar bombardeiros furtivos B2 e caças operacionais de 5 geração, bem como helicópteros e aviões de ataque ao solo de última geração, submarinos nucleares, drones, centenas de satélites,armas nucleares, mísseis, blindados etc. Gastaram cerca de 1 trilhão de dólares nesta brincadeira e saíram com o rabo no meio das pernas, expulsos de um país menor do que o estado do Mato Grosso, por um bando de velhos cuidadores de cabras, usando sandália e turbante.

Na sua opinião, este foi o maior fracasso militar da história dos EUA, ou o Vietnan continua sendo o detentor deste título?

https://www.google.com/amp/s/www.cnnbrasil.com.br/amp/internacional/2021/08/16/entenda-a-situacao-do-afeganistao-apos-o-taliba-assumir-o-controle-de-cabul

eles perguntam
6 20
elas respondem
anônima
16/08/2021 16h41
Joe Biden é um frouxo!
anônima
25/10/2021 15h07
Sim, os Eua estão se ferrando.
anônima
16/08/2021 18h26
Não tenho opinião formada sobre isso. Preciso ler mais a respeito.
19/08/2021 14h21
Não esperava nada diferente dos EUA. A corda sempre quebra pro lado mais fraco.
anônima
16/08/2021 16h41
Nem vou ler esse textão
anônima
25/10/2021 15h06
blablabla
eles respondem
16/08/2021 16h46
O Vietnã sem dúvidas é o maior fracasso, sem dúvidas que na guerra, em número de pessoas assassinadas o EUA são medalha de ouro disparado. Mas mesmo assim os vietcongs não se rendiam.

Contra os Taliban's a derrota foi parcial, porque eles não estavam realmente envolvidos.
16/08/2021 16h43
Estava vendo ontem, não entendi muito bem... O Estados Unidos estava lá pra eles não tomar certo??
Pq tiraram os militar de lá??
Ele fizeram acordo foi isso,Depois de anos vai fazer acordo, acho q o acordo tinha algo haver com Alcaida.
anônimo
16/08/2021 17h57
Ficaram lá 20 anos e os talibãs não deram um piu, vergonha mesmo foi pro governo afegão que só abriram as pernas para os terroristas.
16/08/2021 16h50
O Vietnam continua sendo o maior fracasso devido ao contexto histórico, pois EUA tava em guerra fria com a URSS. Eles invadiram o Afeganistão para pegar o Osama Ben Laden, esse era o objetivo principal e tbm para impedir que o Afeganistão se transformasse em uma base para os terroristas da Al Qaeda, bem como servir de retaliação aos atentados de 11 de setembro, dando inicio a guerra ao terror. De certa forma eles conseguiram.

A guerra ao terror acabou, teve início em 2021 e terminou com as retiradas das tropas do Oriente médio. A preocupação dos EUA hoje eh com a China. Além do mais todo mundo sabia que era questão de tempo até o talibã retomar o poder, o erro do EUA foi achar que levaria meses até ele conseguir, no entanto, eles tomaram o país inteiro em alguns dias.
16/08/2021 16h55
Não faz nem 1 minuto que eu vi o vídeo de pessoas caindo de um avião estadunidense, foi tentar se pendurar pra ir pra os EUA. Morreu na esperança de viver, de todos os males, o Brasil ainda é muito bom.
anônimo
16/08/2021 16h54
Mano, ninguém saiu com o rabo entre as pernas.
Os EUA só não destruiu aquela porra e dominou geral, porque não quis, porque suas ações refletem diretamente na "boa ética". Se o Talibã tivesse o poder bélico dos EUA, os norte americanos já teriam sido dizimados da face da Terra. É foda ser tão pika quanto os EUA, porque uma ação reflete em tudo, e como é um país capitalista, eles precisam ser os heróis.
Mas não dá pra ser herói, sem destruir seu inimigo, mas se destruir o inimigo, se torna o vilão...

Complicado.
16/08/2021 16h51
Eu não considero isso exatamente como uma derrota, mas certamente está longe de ser uma vitória.

O ponto é que, assim como no caso do Vietnam, a região ali tem nuances culturais que os EUA simplesmente não tem como dominar, e acho que a única estratégia que seria realmente eficaz na erradicação do taliba seria matando uma porrada de gente a torto e direito; algo que na prática seria absolutamente inviável por causa da retaliação internacional que com certeza viria logo após.

Dai fica naqueles conflitos "moles" (para os americanos, pq para os afegãos o conflito é tenso) que não levam nunca a nenhum desfecho. Chegou uma hora que já não fazia mais sentido ficar gastando essa caralhada de dinheiro com uma briga que eles nem tem taaanto a ver assim. Saíram fora não porque não aguentavam mais, deram no pé pq já não fazia mais sentido ficar. As próximas partes do conflito exigiriam ainda mais investimento e simplesmente não teria um retorno significativo.

Há também as pessoas que acreditam em conspirações por de baixo dos panos, teorias que eu não me convenço de que são verdade mas que não me assustaria se fossem provadas verdadeiras. Coisas como estratégia de proliferação de conflitos pra ganhar dinheiro na venda de armamentos, ou na criação de futuros inimigos para ganhar status derrotando eles numa empreitada já ganha.

Enfim, não tenho certeza de nada, são só pensamentos soltos. No final das contas, o povo tá se fodendo como sempre. Que Deus tenha piedade, já que o fuzil na mão da rapazeada não tem.

Vietnam foi feio. Tomaram um pau. Outro rolê.
anônimo
16/08/2021 18h05
Não sei se é uma vergonha maior que a retirada de Saigon e a queda do Vietnã do Sul, não tenho muito conhecimento sobre o conflito, mas que essa é uma das retiradas mais vergonhosas da história, isso tenho certeza. Acho que mês passado eles simplesmente desapareceram da maior base americana no país, não avisaram os aliados, e deixaram até comida, munição e veículos para trás.
Só sei que quase 20 anos de mortos, feridos, destruição e caos foram em vão.
16/08/2021 18h18
Eles mesmo criaram essa bigorna. Gastam horrores na ocupação de uma maneira em que apenas a presença militar ali é que seguraria o pessoal do Osama. Saíram (pra cortar gastos) e deu no que deu: Mohamad caindo a rodo do avião decolando
anônimo
16/08/2021 18h59
Como já foi lembrado o Viatnã foi de longe a maior derrota militar americana.

Olhando bem agora uma coisa é clara: o que acontece no Afeganistão é interesse afegão. Se ao invés de resistir ao terror os jovens afegãos preferem virar refugiados é a escolha deles.

É claro que é doloroso, deve se pensar na situação das mulheres afegãs; agora qual é a solução para o Afeganistão? Deve exportar o modelo ocidental? essas plutocracias ( democrasias?) ocidentais são um modelo univesal? O Eua nos 20 anos de ocupação queria isso para o Afeganistão? O melhor?
Óbvios que não é só vc olhar o crescimento das plantações de ópio na região depois da queda do Talibã e vc descobre os interesses americanos por lá.

Uma coisa é certa sempre havera pesssoas como os talibãs ( ou os viatcongs) que combatem os invasores com armas e não com palavras de ordem politicamente corretas.
17/08/2021 02h35
Os EUA tão endividados pra caralho por conta dessas guerras, antes eles lucravam com as guerras, hj não. O povo americano votou no Biden p ele cessar os conflitos, n é uma vergonha.
16/08/2021 18h32
Que se dane tudo, os Estados Unidos é safado mesmo
22/08/2021 21h52
Culpa do Biden
19/08/2021 14h14
Não acho que foi vergonhosa, os democratas e republicanos queriam há muito tempo a retirada das tropas, não imaginavam que os talibãs tomaria o poder.

Agora, o biden e os americanos estão cagando e andando para os afegãs. E aquela frase "Problema seu, se vire aí".
18/08/2021 22h40
Depois do Vietnã, com certeza.
Desde a morte do Bin Ladem, deveriam voltar.
anônimo
17/08/2021 02h27
Up
16/08/2021 16h53
Não a maior talvez, mais com certeza uma grande.
anônimo
16/08/2021 18h00
obs
16/08/2021 16h47
Não acho. O Talibã não é problema dos americanos. Eles se metem pq são intrometidos, mas não tem obrigação de resolver um problema que não estão nas suas fronteiras. As coisas estavam controladas até os americanos (Obama) começarem a trazer a maioria dos seus homens que lá estavam pra casa. Aí já viu. Quando o gato sai, o rato faz a festa.
16/08/2021 16h53
Vamos lá resolver isso?? Bora!!??!!?