Eu acho que sim , se todos os países se junta-se contra o talibã , uma espécie de terceira guerra mundial mais só que contra o talibã .

eles perguntam
0 4
eles respondem
17/08/2021 14h01
Cara, os países do ocidente ficaram lá por anos treinando e investindo no exercito afegão para impedir o ressurgimento dos talibãs e mal deixaram o país, os caras voltaram, é irônico.

Aliás, não foi apenas os EUA que estavam lá e saíram de lá, vários países aliados dentre eles a Inglaterra participaram da investida, um ajudando o outro, os EUA apenas coordenaram.

O exército afegão deveria já poder se defender.

A questão é, quem está financiando os talibãs? Provavelmente a Rússia/China.

Quem tá fazendo essa confusão toda são os países que estão financiando os talibãs, tem que puxar o tapete deles.
17/08/2021 10h17
A decisão errada foi entrar lá.
17/08/2021 10h21
Eles fizeram o que era mais interessante pra eles, eles não se importam se essa decisão é boa ou ruim pro Talibã, para o povo afegão, ou seja lá quem for. Eles estão olhando o próprio rabo apenas.

Daí vem a pergunta: tá errado? Aqui é onde está a divergência de opiniões, porque como eles tem uma parcela de responsabilidade no agravamento da situação, há quem pense que eles também têm um dever moral de ajudar a consertar. Seria como alguém vir à sua casa, bagunçar tudo e ir embora sem ajudar a arrumar. Porém, ninguém é totalmente responsável pelo próprio território além do próprio povo (e estado) deste território.

Por outro lado, o próprio governo afegão nunca deu um basta à presença americana lá. Tipo assim, seu amigo tá bagunçando tua casa e vc não o impede, tu só olha e dá risada como se não fosse nada.

Ainda usando a analogia da visita desagradável... Imagine também que esse amigo da onça é um lutador de mma com sérios desvios éticos, e depois que ele foi embora tu notou que ele não so deixou a bagunça como também tinha cano quebrado, disjuntor derretido, ninho de rato na cozinha, caixa dagua rachada, etc.

É uma situação complicada.
17/08/2021 14h04
Não sou um general pra dizer se foi correto ou errado.