Um tempo atrás fui repreendida por me referir a pessoa como sendo preta (foi assim q eu cresci ouvindo no meu meio social) então corriji e passei a falar negro, quando queria me referir a cor em geral. Mas de uns tempos pra cá tenho visto um monte de pessoas usando o termo "preto " de novo, "pessoas pretas" etc. E pra mim isso é pejorativo, afinal, qual é o certo então??

O pior é que se você perguntar pra uma professora ou alguém que seja negro, ou dizem que não sabem ou dizem que tanto faz.

elas perguntam
17 14
eles respondem
19/08/2021 20h07
-Negro: denominação da etnia.
-Preto: denominação da cor de negros muito escuros, negros de pele preta (Pelé, Seu Jorge, etc).
-Pardo: denominação de negros não tão escuros, negros de pele marrom (Neymar, Beyoncé, etc).

Nenhum desses termos é essencialmente discriminatório. A discriminação reside na intenção de ofender, inferiorizar, com base na etnia do indivíduo, não no simples uso do termo A ou B.

Fale da maneira que bem quiser, e danem-se os vitimistas autoritários.
Não se baseie na cabeça deles pois, não sei se notou, mas é aquela mesma turma que joga o dicionário no lixo e diz que só é racismo se for contra negro, quer proibir brancos de usarem sua autonomia sobre seu corpo e fazerem tranças, e demais reflexos de suas esquerdopatias severas.
19/08/2021 19h42
Tem que chamar os negros de brancos
04/09/2021 10h56
Tanto faz, chama de negra. É normal isso. Sou negro e tô nem aí, isso é coisa de molgol militante ficar se doendo.
anônimo
19/08/2021 19h52
Dependendo do contexto e da forma que fala, qualquer coisa pode ser pejorativa.

Acredito que as pessoas estão perdendo, justamente, esse senso de saber o que é pejorativo ou não.
anônimo
19/08/2021 20h03
A palavra correta é a negra
❤️❤️❤️"A cor de nós africanos "
anônimo
19/08/2021 19h58
O correto é negra. Mas dependendo o tom ou contesto pode ser considerado racismo. Afro descendente, normalmente é um termo mais bem aceito.
19/08/2021 19h41
Não.
Preto ou negro eh forma correta. Inclusive eh essa nomenclatura usada pelo IBGE.
22/08/2021 10h45
Não.
Mas vai depender do contexto e entonação de voz.
anônimo
09/06/2022 16h07
Não,mimimi de gente lacradora,o negro da periferia esta preoucupado em trabalhar e ter sustento.
Se alguem usa "negro" ou "preto" como forma de ofender,o problema esta na pessoa,e não no termo.
anônimo
09/06/2022 16h07
Também cresci ouvindo que não podia chamar de preto, porque era um xingamento, porém tenho amigos negros que só gostam de ser chamados de pretos e acham que negro é xingamento
anônimo
19/08/2021 19h39
Quando chama de negro é racismo, quando chama de preto é racismo.

aparentemente negro antes era certo e preto era errado, agora é o contrário (eu acho).

só os pretos/negros vão saber responder melhor isso
19/08/2021 20h05
Eu sou negro/preto e pra mim tanto faz kkkkkk pra grande maioria das pessoas não faz a menor diferença e se alguém fala que faz pra ela, chame ela da forma que ele prefere (em sinal de respeito)
19/08/2021 20h04
Quem quer ofender, ofende até com palavras bonitas, depende do tom de voz e etc... Eu não quero que me chame pela minha cor, eu Fulano de tal e me chame por meu nome. Mas não vou me ofender se me chamar de preto se não for em tom pejorativo, mas prefiro pardo.
anônimo
19/08/2021 20h03
Alguns negros gostam de serem referidos como pretos e alguns pretos gostam de serem referidos como negros. É complicado.
anônimo
19/08/2021 19h43
Não é a palavra, é a forma que você fala
Mas geralmente branco falando preto não é bem visto
anônimo
19/08/2021 19h41
sei la, chamo dq quiser, se a pessoa achou ruim dai pergunto qual o termo e corrijo
anônimo
19/08/2021 19h40
Eu não acho, mas isso é muito complicado pq tem gente que diz que tem que chamar de negra e outras de preta
elas respondem
19/08/2021 19h41
a verdade é que isso tudo ta uma bagunça por causa dessas lacrações aleatórias que tem por aí, mas eu acho que não tem problema em falar preto, já que muitos dizem que negro se refere a uma coisa ruim e não a cor da pessoa
19/08/2021 19h58
Acho pejorativo chamar de preta. Mas sinceramente não sei qual a forma correta de falar.
anônima
09/06/2022 16h03
Bla bla bla
09/06/2022 16h10
Besteira, o errado é falar mulato e moreno.
04/09/2021 11h01
Se eu fosse você, eu nem me preocupava tanto com isso, porque vai de pessoa para pessoa. Eu não me importaria se me chamassem de preta/negra, mas se referem muito como "Morena", o que também não acho ruim.
anônima
09/06/2022 16h05
Nao pode escrever negro na redação.
Mas acho amoroso se referir a alguém usando a expressão “meu nego”, “‘meu preto”.
anônima
19/08/2021 22h13
Sou negra/parda e pra mim tanto faz
anônima
19/08/2021 20h14
Hoje em dia, esses assuntos são mega complicados...
Existe sim a pele negra, que é linda como todos os outros tons de pele. Então, não vejo como algo pejorativo de forma alguma, apesar de algumas pessoas negras não gostarem de ser definidas assim.
Já "preto" ou "preta", acho mais impactante. Soa mais agressivo mesmo, não gosto de falar assim.
19/08/2021 19h55
Depende da forma que fala né, sabemos quando uma pessoa fala na intenção de ofender, apesar que eu não atribuo a palavra em si como ofensa, muito pelo contrário!!!
anônima
19/08/2021 19h53
Não
Na verdade era pra normalizar essas expressões
anônima
19/08/2021 19h52
Não, e até hoje não sei a razão de ser pejorativo. É o que a pessoa é afinal.
19/08/2021 19h50
Acredito que só uma pessoa negra poderá falar de fato se é pejorativo para ele(a). Para mim ,em uma opinião meio invalida. Seria á mesma coisa, pois uma pessoa caucasiana pode se chamada de "branco(a)" que não soa como pejorativo.
19/08/2021 19h43
Depende da forma que chama a outra pessoa.
Para não rolar nenhum incômodo de ambas as partes, chame a pessoa pelo nome.