Há muitos culpados na verdade.
O primeiro culpado disso é o Bacen que ficou reduzindo os juros a tal ponto que pressionou a nossa moeda, correndo o risco de fazer o real se desvalorizar. O Brasil não tem uma economia de porte para lidar com juros baixos como acontece na EUROPA e nos EUA.
Vale ressaltar que os juros no Brasil ainda estão negativos, uma vez que a inflação supera a taxa básica de juros (Selic). Ou seja, o real ainda está sendo pressionado para baixo.
Como o Petróleo é precificado em dólar, logo o preço dos combustíveis aumenta. Aliás, não apenas os combustíveis, mas muitas outras coisas precificadas em dólar. Acredite ou não, a desvalorização da nossa moeda gera um efeito cascata em que praticamente tudo aumenta, até muitas coisas que não dependem do dólar diretamente.
Um exemplo disso é a carne, mesmo sendo produzida aqui, fica mais cara pois o produtor prefere exportar, ou acaba pagando mais caro nos insumos para os bichinhos, que também são em dólar.
O segundo culpado é esse presidente retardado que fica falando em dar golpe, o que pressiona novamente a moeda para baixo. A crise política faz com que investidores se afastem do país pois o país fica com um "clima de incerteza", essa incerteza aumenta a insegurança jurídica, o que não é bom para ninguém. Como o investidor sai do país, os dólares saem também, fazendo o dólar valer cada vez mais sobre nossa moeda.
Imagine que você é um puta investidor e o Brasil é uma empresa, você investiria em uma empresa onde os acionistas vivem brigando e gastando dinheiro que não podem pagar? Logicamente que não, então, o Brasil está assim atualmente, cheio de dividas e incertezas políticas.
E o terceiro motivo é que, como todos sabem, os impostos no Brasil são muito altos, na gasolina por exemplo, só de imposto estadual é quase 30%, um verdadeiro absurdo que veio sendo tolerado, mas com desvalorização da nossa moeda, ficou mais evidente o roubo.