Eu acho que só vale a pena fazer facul em areas que pagam bem e tem alta procura, vide area de Tecnologia ou Medicina por exemplo.

"Imaginava que sairia da faculdade ganhando R$ 7 mil", diz Michele, que ingressou no Curso de Administracao em 2012.

Link da noticia:
https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/08/24/me-formar-virou-um-pesadelo-os-brasileiros-endividados-com-o-fies.ghtml

eles perguntam
19 18
elas respondem
29/08/2021 17h31
É certo dizer que fazemos um curso superior com o objetivo de crescer profissionalmente, mas muitas pessoas conseguem uma boa renda apenas com o Ensino Médio ou até mesmo o Ensino Fundamental. Só que eu não vejo o ensino superior almejando somente a profissão, é muito mais que isso, e digo por razões pessoais e com propriedade que foi uma transformação na minha vida.
anônima
29/08/2021 17h18
Sim, tem muita gente formada e sem emprego.
29/08/2021 18h15
Faculdade não dá garantia de emprego. Ainda mais nesse país...só ver youtubers,tiktoks e afins.

Mas tbm acho que quando as pessoas entram em uma graduação elas possuem muita pressa em se formar e esquecem de fazer atividades extracurriculares, conseguir um estágio bom...estágio, atividades, projetos te ensinam e são melhores do q a própria faculdade em si , e na vida tbm há o fator sorte q ngm comenta.

Mas sendo sincera, não me arrependo de fazer faculdade, mas também não recomendo.
29/08/2021 19h18
Sim, visto que hoje em dia vc só consegue emprego se alguém te indicar e não por mérito e capacidade profissional.
anônima
29/08/2021 17h21
Acho que criticar faculdade é coisa de gente frustrada que foi cobrada de fazerfaculdade , e a pessoa tem que ser muito burra de achar que vai ganhar 7 mil fazendo curso saturado
29/08/2021 18h11
Quem é que paga Fies pra fazer Administração??
Pagou caro pela burrice.
29/08/2021 18h17
Antes bastava o nível fundamental para ter um emprego, depois o médio, mas as coisas mudam e de uns tempos para cá, nem o superior é garantia de nada.
Até lembrei da fala do ministro da educação kkk.
anônima
29/08/2021 18h14
Eu nunca tive essa ilusão só fiz mesmo pra ter o diploma.
anônima
29/08/2021 18h11
Eu faço odonto, sinto que o mercado está cheio já.
Não sei como vai ser minha vida, mas quero tentar concurso público por esse motivo. E tmb é uma segurança pra vida.
anônima
29/08/2021 17h43
Sim e inclusive sou uma dessas iludidas.
29/08/2021 18h11
Sim.
Há alguns bons anos atrás, ter uma faculdade era sim quase garantia de emprego. Mas atualmente, com tantas facilidades para se formar em um curso, a concorrência está cada vez maior.

O que ajuda muito é ter alguém que indique, ou fazer um dos cursos que você citou.

Já a questão de salário, sem comentários rsrs.
anônima
29/08/2021 17h12
O que garante o bom emprego é o bom profissional, independentemente de diploma.
anônima
03/09/2021 01h48
É isso mesmo, gurizada.
anônima
31/08/2021 00h11
Eu sou uma dessas pessoas, mas é aquilo né... É só um empurrãozinho n uma garantia.
anônima
29/08/2021 18h18
Uma das melhores coisas que eu conquistei na minha vida foi a conclusão do meu ensino superior, eu tive muitos ganhos e tenho muito orgulho da minha trajetória. Eu faria tudo novamente, sem arrependimentos.

Eu não sou ambiciosa, tô muito longe de ter uma ambição desmedida, mas as pessoas que querem êxitos financeiros devem pesquisar o mercado de trabalho pra tal curso, procurar conversar com as pessoas da aérea, fazer tudo minuciosamente para não ter arrependimentos.
29/08/2021 17h34
Sim é irrisório, ainda mais divida estudantil, tem q ter um plano a longo prazo.
anônima
29/08/2021 18h09
A maioria das pessoas que conheço que fizeram faculdade não arrumaram serviço na área que estudaram. Muitas foram para concurso, outras trabalham com a família e até em telemarketing foram parar.
29/08/2021 17h17
Não é tanto assim viu moço faculdade de boa qualidade vc vai ter bom salário , não é fazer a faculdade pra dizer que tem diploma, tem que ser boa mesmo .
eles respondem
anônimo
29/08/2021 17h29
Eu não sou formado mas acho que pessoas formadas tem mais chances de conseguir emprego
anônimo
29/08/2021 19h56
Acho q sim.
Minha amiga fez design de interiores achando q ia ter emprego, não conseguiu nada e hj é instrutora de dança
anônimo
29/08/2021 17h13
Conheço gente formada que trabalha de manicure, precisa saber se virar dps que concluir a graduação tb.
29/08/2021 20h32
Essa da reportagem é uma tapada, também.
Acho que antigamente era mais fácil de ver essa ilusão. Pra ser iludido nesse nível, nos dias atuais, com tanta informação, só sendo tapado.
anônimo
29/08/2021 17h14
Sim.
Fica 3 anos na faculdade e depois vira Uber.
Tem faculdades que você já saí empregado, mas a maioria é você que tem que procurar o trampo.
29/08/2021 19h27
Se seu objetivo é o money cursos técnicos em geral vão lhe dar muito mais garantia de renda do que um curso superior.
anônimo
29/08/2021 17h25
Os únicos cursos que saem com emprego da faculdade são medicina e TI.
anônimo
29/08/2021 17h32
Com certeza se iludem acham que vão se formar e sair ganhando rios de dinheiro.
29/08/2021 17h14
Sim, melhor fazer um curso técnico que dura bem menos tempo e pode render um salário maior.
anônimo
03/09/2021 01h52
Meus pais me enchem o saco para fazer, então provavelmente irei fazer para ter o diploma msm e não por essa ilusão de emprego não.

só ganha dinheiro se vc tiver Q.I ( quem indica )
30/08/2021 23h42
Qualquer área dá dinheiro se vc for muito bom, um dos melhores nela, umas dão mais, outras menos, mas todas podem dar dinheiro sim, até artes. Agora, ngm fica rico trabalhando como empregado, mesmo em grandes empresas.
29/08/2021 17h38
Acho sim. Eu mesmo nunca vou pra faculdade pra evitar essa ilusão.
anônimo
29/08/2021 17h14
Sim.
29/08/2021 17h18
Um dia desses eu vi um comentário em uma rede social que dizia: "diploma de ensino superior só serve pra ter cela especial na cadeia." Aarentemente, é isso que tá acontecendo. O brasileiro tem uma tara imensa em ter ensino superior, mas ultimamente, ao meu ver, não tá valendo muito a pena. Tem áreas que já estão saturadas, áreas que exigem muito e pagam muito pouco e não tem muito retorno financeiro. Gente virando motorista de Uber, migrando pra outra área ou até trabalhando avulso, ou seja, desperdiça 4-5 anos na sala de aula e no final vão fazer outra coisa
anônimo
29/08/2021 19h26
Sim, acho. Em se tratando de ganhar dinheiro, a pessoa deveria abrir mais o leque de opções.
anônimo
29/08/2021 17h20
Tenho um primo formado e está desempregado a anos.
anônimo
29/08/2021 17h25
Também acho.
anônimo
29/08/2021 18h14
Sim, acho.