Esses problemas foram intensificados pela Tecnologia, principalmente com o surgimento de redes sociais, pois é nestes aplicativos em que se tem a possiblidade de se comparar com outras pessoas, e como vivemos em uma Sociedade extremamente opressora e que adora criar padrões no qual todos os indivíduos deveriam estar submetidos, não é de se esperar que os mais jovens (público-alvo que consome em maior escala esse tipo de conteúdo) tendem a ficar depressivos e com ansiedade.
"A sociedade industrial parece estar entrando num período de grave tensão, em parte por causa dos problemas do comportamento humano e em parte devido a problemas econômicos e ambientais. Uma proporção considerável destes dois últimos resulta da maneira como que se comportam os seres humanos. Alienação, baixa autoestima, depressão, hostilidade, rebelião; crianças que não estudam, gangues juvenis, uso de drogas ilegais, roubo, pedofilia, outros crimes, sexo inseguro, gravidez precoce, crescimento da população, corrupção política, ódio racial, rivalidade étnica, conflito ideológico (por exemplo, pró-eleição,
contra aborto), extremismo político, terrorismo, sabotagem, grupos antigovernamentais, grupos de ódio."
Novos tipos de exclusão social(creio que seja o principal motivo), liberdade demais e atrofiamento da religião.
A parte da liberdade é tipo jogar GTA com hack, abusa rápido e perde a graça(poucos vão entender a referência, mas foi a única analogia que veio na mente).
Quando falo de religião não é do ponto de vista de um religioso, vai ser o maior trampo explicar tudo certinho, se quiser leia o livro Sapiens - Uma breve história da humanidade, em um dos primeiros capítulos fala sobre isso.