O problema não é a tributação em si, mas se a tributação tem alguma vantagem para o pagador de impostos. O pobre não tem a condição de escolher, então tem que pagar e ficar calado, já o rico escolhe onde manterá sua riqueza.
Vou te dar um exemplo.
Por que um investidor vai colocar seu dinheiro em um país quebrado, subdesenvolvido, sem segurança jurídica e mal administrado como o Brasil? Se for assim é muito melhor investir na Suécia, Dinamarca, Suíça ou nos EUA, onde os impostos também são altos, mas há inúmeros benefícios nesses países.
O Brasil não pode se dar o luxo de tributar os ricos simplesmente porque o nosso país não tem atrativos suficientes que justifique uma tributação maior.
Cara, o Brasil é um país violento, pobre, repleto de insegurança jurídica, cheio de favelas, com um povo que mal tem dinheiro para comer, quanto mais consumir produtos de alto valor agregado. Por que um investidor bilionário manteria seu patrimônio em um país assim, só se for jumento.
Muitos ainda mantém hoje justamente por causa desses incentivos fiscais que o governo concede, porque se não fosse por isso, o país estaria pior.
O Lula fez muito isso durante seu governo, repassava bilhões a empresas para manter o mercado aquecido, era uma forma de compensar o "custo Brasil", como os governos posteriores não tiveram condições de manter isso, o país obviamente empobreceu.
Por que você acha que os investidores preferem a China do que o Brasil? Por que lá tem mais democracia? huahuahua... Não! É porque lá é um mercado consumidor em expansão, cheio de benefícios fiscais, e uma certa segurança jurídica.
Não é hora do Brasil pensar em tributar ricos, é hora do Brasil pensar em como atrair esses investidores que querem lucrar, dai quando o Brasil conseguir trazer essa galera e conseguir fazer um pé de meia, dai talvez, possamos ter o luxo de começar a tributar ricos e tal, no momento, não temos esse luxo.