De fato, as pessoas de antigamente levavam casamento mais a sério, mas não podemos deixar de levar em consideração também outros fatores importantíssimos que prolongavam os relacionamentos.
O contexto cultural da época era outro, as pessoas eram "forçadas moralmente" pela família e pela sociedade a se manterem casadas, e pessoas divorciadas e solteiras não eram bem vistas.
As mulheres faziam de tudo para ficarem casadas para não sofrerem julgamentos, então aguentavam caladas as traições, agressões, abusos físicos e psicológicos, enfim... era muito complexo para uma mulher buscar o divórcio, tinha muitos fatores envolvidos.
Além disso, não podemos esquecer a dependência financeira.
Muitas mulheres naquela época eram totalmente dependentes do marido financeiramente e a sociedade da época não dava muita oportunidade para as mulheres trabalharem como acontece hoje.
Os homens também não tinham motivos para buscar o divórcio, já que era muito conveniente para eles ter uma mulher/escrava em casa que serve apenas para passar, lavar, cozinhar e fazer sexo as vezes, enquanto isso ele poderia ter várias amantes na rua sem que a mulheres desconfiassem ou buscassem a independência.
A vantagem de hoje é que se uma pessoa gostar de você, provavelmente será mais autêntica e não porque alguém obrigou a pessoa ser assim.
Se ainda existe muita traição, é porque muita gente ainda quer viver no passado e não aceita que ela não nasceu para ser monogâmica, e dai força uma realidade que não é pra ela, dai acaba com relacionamentos fracassados. Por isso é importante que, quando você conhecer uma moça, ver se realmente ela faz o perfil de mulher casada que só busca 1 homem realmente, se não for esse tipo, melhor se afastar porque não vai dar certo, só vai ser uma mulher frustrada.