O ponto principal dessa discussão é que tem vários tipos de namoro, tem aqueles sem amor, aqueles que os envolvidos até se gostam mas não é aquela conexão, e os com sentimento verdadeiro, mas vou tentar generalizar.
Pra mim, um namoro onde os dois tem a vontade genuína de estar juntos agrega muita coisa para a vida um do outro. Namoro acima de tudo é parceria, proteção, carinho, e várias outras palavras bonitinhas que a gente não sente tanta falta quando não tem, mas quando tem dá muito valor.
Na minha visão, a vantagem é que essas coisas citadas fortalecem a sua alma, te ajudam a enxergar a beleza da vida e a perceber o que uma coisa simples (e gratuita) pode fazer com o seu humor. Saindo levemente do lado sentimental profundo, você ainda tem uma pessoa com quem pode compartilhar suas experiências do dia a dia, contar ideias, inseguranças, histórias, até poder compartilhar os memes e as músicas que você gosta já é um privilégio.
Tudo isso que eu citei também pode ser características de uma grande amizade, mas no namoro você tem a parte da atração física somada. Eu por experiência própria não posso falar do sexo exatamente, mas só a parte dos beijos, dos abraços, das carícias... tudo isso com uma pessoa que você se sente conectado deixa muito mais prazeroso... é o tipo de coisa que não da pra explicar com palavras, só sentir.
Claro que nada é um mar de rosas, se até quem tem uma relação maravilhosa com os próprios pais acaba tendo conflitos na relação, óbvio que não seria diferente com namoro, mas isso não tem que ser um problema, isso faz parte. Assim como numa relação entre mãe e filho(a) que se amam de verdade, deve haver respeito independente do tamanho do atrito.
Meu texto tá quase atingindo o limite de caracteres então não vai sobrar espaço para falar das desvantagens, mas pra finalizar: Minha visão é de alguém que vive e acredita no amor genuíno, e mesmo que eu deixe de viver isso em algum momento, ainda vai fazer parte de mim e da minha essência.