Usando recompensa, obediência e castigo?

elas perguntam
15 6
eles respondem
17/09/2021 19h59
Existe aquela frase né: se alguém precisa de uma religião pra ser bom não é uma pessoa é um cão adestrado.
19/09/2021 04h16
Em partes, mas eu gostava mais da época em que o que adestrava as pessoas era a religião, naquela época eu até era mais antirreligioso que hoje em dia (é possível até ver isso nas minhas postagens antigas no site), eu não era materialista, mas quase me tornei um materialista porque achava que ser "espiritual" era ser como um hippie new age sobrevivendo com miçanga na praia, que deseja viver não pelo que enche barriga, mas sim por meio do amor, carinho e empatia e que deseja afastar "vibrações negativas" enquanto ignora os conflitos materiais entre as pessoas, que são conflitos que se resolvidos, possuem geralmente oportunidades melhores para pacificação.
Apesar disso, espiritualidade e subjetividade são importantes para a moral, para a justiça e para a economia, e acho que isso é o que mais falta no ambiente atual, um pouco mais afastado da religião.
A religião tem seus problemas, não é uma solução definitiva, mas é superior em relação a muita coisa do que se vê hoje em dia.
anônimo
17/09/2021 21h32
Sim igual faculdade/escola adestra alunos.
17/09/2021 20h02
Sim, assim como o estado, leis e diversas coisas abstratas frutos da mente humana, do jeito que você coloca parece algo ruim, não teríamos evoluído sem a religião.
É fácil ser ateu na sociedade atual, tudo já está estruturado, não pensar é o caminho mas fácil pra felicidade, mas não é o mais satisfatório, pelo menos não pra mim.
19/09/2021 04h23
Sim, é como se fosse uma ferramenta para isso.
17/09/2021 20h11
Bem por aí, moça
anônimo
17/09/2021 19h57
É exatamente isso.
17/09/2021 19h56
Depende do homem em questão
anônimo
17/09/2021 20h09
Deus e +
anônimo
17/09/2021 20h04
Mas se foi o homem q criou a religião?
anônimo
17/09/2021 21h29
Só se a pessoa deixar se dominar pelas doutrinas impostas , não deixar para o extremo, na bíblia tem muita coisa útil, de visão para tu ser um homem justo, porém também tem bastante coisa ruim
anônimo
17/09/2021 21h48
Não, qual recompensa a religião te dá?
anônimo
17/09/2021 22h23
É verdade.
anônimo
17/09/2021 20h00
Caralho, isso fez um sentido enorme se não fosse o próprio homem quem guiasse em partes a religião
elas respondem
17/09/2021 21h54
E qual seria a recompensa material que a religião dá? Se fala da espiritual, sua comparação não faz sentido, desculpe.
17/09/2021 20h54
Não tanto como os modismos: redes sociais por exemplo, mais adestrados que isso, impossível.
17/09/2021 20h14
N é q "adestra" mas se vc nasce e desde pequeno tá na religião, Ela vai te moldando de algumas formas. Por isso tem tanto cristão homofóbico. É pq nasceram num meio que o preconceito era desde pequenos por causa de pessoas ignorantes
17/09/2021 20h03
Sim pelo menos a maioria
17/09/2021 20h01
"O que é o inferno além de uma ameaça e o paraíso se não um suborno?"
17/09/2021 20h02
Polêmico, vou ficar só observando