gastos públicos mais baixos, impostos mais elevados e juros mais altos.
eles respondem
18/09/2021 00h08
Imprimir dinheiro e dar pro povo?
18/09/2021 00h11
Dotô, se eu tivesse a fórmula mágica pra isso cê realmente acha que estaria em elaele escrevendo textão sobre? Não, né.
18/09/2021 00h13
Extinguir as moedas, deixa tudo de graça.
anônimo
18/09/2021 00h13
Reorganização do mercado interno->externo, acho que de reorganizarmos o valor de nossos bens e vendermos por um preço justo a inflação já despenca e os impostos same né. Por exemplo a questão do nióbio sendo exportado no grafite se não me engano. Só nessa brincadeira perdemos coisa pra krl
18/09/2021 02h33
Inflação não é causa, é consequência, e para acabar com ela, primeiramente devemos entender as causas dela.

Muito da nossa inflação está sendo puxada basicamente por 2 itens essenciais que é o combustível e a energia elétrica.

Agora as causas.

Nós importamos combustíveis, em dólar, portanto gastamos mais para importar menos conforme nossa moeda perde valor em comparação com o dólar.

No atual desgoverno, nosso real se desvalorizou fortemente, consequentemente deixando o combustível importado cada vez mais caro. Além disso, o barril de petróleo se recuperou internacionalmente, depois de fortes quedas em razão da pandemia.

Em relação a energia, o governo Bolsonaro não se preocupou com isso, simplesmente foi deixando até a coisa ficar complexa.

É lógico que a pandemia e a seca impactaram muito no valor da nossa moeda e nos reservatórios d'água, ainda assim, não houve planejamento e boa comunicação do governo, o que agravou tudo.

O fato da nossa moeda estar muito desvalorizada é um grande fator do porque tudo ficou caro, incluindo a alimentação, sobretudo as proteínas.

Para conter a inflação, o banco central sobe os juros, o que é péssimo, mas tende a frear o consumo, já que o acesso ao crédito fica mais "restritivo", consequentemente abaixando os preços "na marra".

Juro alto não é bom, mas uma moeda muito desvalorizada é pior ainda, basicamente empobrece toda a população, pois o que vem de fora chega custando mais caro e o que é de dentro vai para fora, faltando para nós aqui. Foi o que aconteceu com a carne, por exemplo.

Atrair investidores para o país é uma ótima forma de valorizar a nossa moeda e conter a inflação, mas em um país que a cada dia fica mais endividado, com um governo sem rumo, sem boas reformas, sem confiança, e um STF altamente arbitrário, quem vai querer colocar o dinheiro aqui? Investidor algum quer se arriscar aqui, ainda mais em pandemia.
18/09/2021 02h34
O estado encorajar comercios invés de atrapalhar