Se possível, disserte sobre.

É importante pra mim.

elas perguntam
14 7
eles respondem
anônimo
21/09/2021 19h10
A resposta curta é "não".

Se quer uma resposta verdadeiramente sincera, a resposta elaborada é "depende".

Uma pessoa deprimida em tratamento pode se comportar normalmente, ter convívio social e lidar com as situações conforme aparecem. Já uma pessoa descompensada talvez seja muito difícil de conviver. Há pessoas que vivem apenas de se lamentar ou de reclamar de tudo, que passam o dia se vitimizando. Isso é muito cansativo para todos ao redor, e ninguém é obrigado a se martirizar para salvar os outros. Há limites para fazer o bem, e o sacrifício pessoal é este limite. Eu não concordo com a cultura do martírio. Pelo contrário. Eu não acho saudável cultivar isso em outros pessoas, e me sentiria cúmplice, alguém que ajuda as pessoas a manterem o personagem deprimido. Então eu me afastarei de qualquer pessoa que me consuma pelo meu próprio bem.

Ajudar uma vez é normal, mas o tempo todo destrói a amizade, por isso aconselho sempre aumentar a rede de apoio. Uma rede pequena é facilmente exaurida.
21/09/2021 18h47
Não me afastaria, muito pelo contrário.. pessoas depressivas necessitam de um ponto de apoio para ajuda-las a melhorar.. Trazer as cores para vida preta e branca delas.. em fim! seria gratificante.
21/09/2021 18h56
Não, amigo de verdade ajuda nessas horas.
21/09/2021 20h10
Não, a maioria das pessoas que sempre me rodearam eram depressivas.
anônimo
21/09/2021 19h11
Nao, mesmo sendo muito difícil e exaustivo se acontecesse alguma coisa com a pessoa iria me sentir mal o resro da vida
21/09/2021 18h42
Não. Mas em determinadas situações é a própria pessoa depressiva que se afasta dos amigos, do convívio social
21/09/2021 18h54
Não não tem sentido
anônimo
21/09/2021 18h46
nao, tentaria ajudar dependendo
21/09/2021 18h45
Não.
Depressão de amigos meus não eh motivo suficiente para mim afastar deles.
anônimo
21/09/2021 18h45
Depende, isso me afeta como? Tem gente que tem depressão mas se cuida, toma remédios, faz acompanhamento, muitas das vezes você nem sabe que a pessoa tem depressão.

Agora se for uma pessoa tóxica, que coloca você pra baixo, como se quisesse passar a depressão para você, eu me afastaria.
anônimo
21/09/2021 18h43
Não.
21/09/2021 18h43
Tentaria, mas não curto muito, pq todos que eu tentei fazer amizade, eram grossos dms
21/09/2021 20h07
Se já for muito amigo: não. Se for só conhecido: Sim
21/09/2021 22h02
Não me afastaria.
elas respondem
21/09/2021 18h42
Muito pelo contrário, é nessa que a pessoa mais vai precisar de você.
21/09/2021 18h43
Não. Eu gosto de ajudar e mesmo sem querer descobri essa facilidade, normalmente as pessoas me pedem conselhos não sei o porquê, mas ajudo no que puder sempre.
Nesse caso eu apoiaria.
anônima
21/09/2021 19h09
Não me afastaria e sim ficaria mais amiga desta pessoa, ajudando-a sempre dentro das minhas possibilidades.
21/09/2021 19h07
Não

Poderia ajudar e tal
Não tenho muito paciência e sou impulsiva (talvez não seja eu a melhor companhia) mas acho q devo tentar estar do lado dessa pessoa
anônima
21/09/2021 19h07
Não, por que eu faria isso?
21/09/2021 19h05
Não. Não deixaria um amigo sozinho...tentaria ao máximo animar ele! Se eu me afastar não sou amiga
21/09/2021 20h09
Nao me afastaria.
Mas tbm nao deixaria q a pessoa me puxasse pra uma vibe ruim se ela se tornasse uma pessoa q sugasse minha energia ou se tornasse pessimista ate quando eu contasse meu planos para ela.