Sempre gostei muito de usar as redes sociais, em especial o aplicativo do Instagram. Essa semana, por alguns alguns motivos pessoais, decidi desativá-lo, nem que fosse por algum tempo. Percebi o quanto aquele app gastava a minha energia, me deixava improdutiva, ansiosa, irritada, sem contar na comparação quase que inevitável com as vidas alheias perfeitas...

Depois que assisti alguns vídeos no Youtube e vi DIVERSAS pessoas falando a mesma coisa, vi que não era só comigo. Algumas chegaram a dizer que faziam coisas SOMENTE para postar. Eu já vi amigas fazendo isso, fingindo e forçando situações para postar nos stories do Insta.

As pessoas não fazem mais as coisas porque gostam, fazem para mostrar, se tornou algo doentio. Tiram fotos e só pensam nos outros verem. Tem essa necessidade de provocar inveja, para se sentirem valorizadas. Precisam postar mil fotos todo dia, e nem vou falar das fotos vulgares. Não vivem os momentos por inteiro. Embora existam pessoas que utilizam de forma saudável, com a auto estima em dia, a maioria se tornou inconsciente.

Existe uma necessidade gigantesca de atenção, reconhecimento e auto afirmação. Essas redes sociais servem mais para a pessoa dizer o quão incrível ela é. Quem é bonito, rico, gentil, educado, inteligente, dedicado, não fica dizendo ou mostrando que é a todo momento. Postar de vez em quando é normal. Louco como o ser humano pode chegar ao cúmulo da carência e baixa auto estima, não é mesmo?

Eu vejo dessa forma. Pergunta feita no dia 23/09/2021.

elas perguntam
6 3
eles respondem
24/09/2021 09h52
Que bom que conseguiu se livrar disso, parabéns.
23/09/2021 19h11
Não acho e nem li.
23/09/2021 18h43
Não é estranho, é bem óbvio na verdade.
23/09/2021 19h10
Não acho estranho.
23/09/2021 21h12
Verdade, é o uma parada bizarra.
Tá um monte de doido sendo escravos disso.
24/09/2021 08h58
Acho que isso é pessoal e varia de pessoa pra pessoa. Eu tenho insta e face, mas uso mais pra manter contato com os melhores amigos e parentes. Entendo o que vc disse, mas eu nunca vi as redes dessa forma. Vejo como uma interação amigável entre conhecidos e como uma forma de manter contato. Só não gosto de ficar discutindo política por lá. Curto fotos e mensagens positivas. Achei amigos de infância que nunca mais tinha visto, então considero uma ferramenta positiva, desde que usada de forma saudável e para o bem ☺️
elas respondem
23/09/2021 19h12
sim, aconteceu comigo uma época e quando decidi largar, vi o quanto eu era dependente. tanto q no dia seguinte a primeira coisa que fiz foi entrar no instagram e lembrei que tinha desinstalado. twitter tbm já me livrei, foi ótimo
anônima
23/09/2021 19h13
Não li tudo. Mas eu já evito isso. Nem tenho instagran. Eu estou preferindo viver mesmo do que postar que estou vivendo. De vez em quando era até normal, um aniversário, um natal. A coisa começou a ficar chata quanto ficavam querendo tirar foto de tudo, do que a comia e tal. Aí para mim já é demais. Não pode fazer nada que já tem que ir mostrar para os outros? Acho chato demais. Nem vejo.
23/09/2021 19h29
Te entendo